O Flamengo é o grande campeão da Copa do Brasil Sub-17 2021! Em jogo realizado em Volta Redonda (RJ), no Raulino de Oliveira, o Rubro-Negro voltou a vencer a equipe do São Paulo e conquistou a competição. Matheus Gonçalves, Petterson e Victor Hugo marcaram os gols da vitória por 3 a 0, no segundo jogo da final, nesta segunda-feira (15), terminando o confronto com 6 a 1 no agregado.
Rubro-Negro leva a competição pela segunda vez em sua história. Fla havia conquistado primeiramente a Copa do Brasil Sub-17 no ano de 2018. A campanha invicta campeã do Flamengo termina com oito vitórias e um empate em nove jogos disputados. Além disso, o time carioca marcou 43 e sofreu oito gols. O meia Victor Hugo encerrou como o artilheiro da competição, com 15 gols assinalados.
O jogo
A grande decisão começou animada em Volta Redonda. As duas equipes fizeram os goleiros Dyogo, do Flamengo, e Leandro, do São Paulo, trabalharem nos 20 primeiros minutos, mostrando o equilíbrio na partida naquele momento. Porém, o São Paulo perdeu o zagueiro Ythallo, expulso, aos 22 minutos. Com isso, o Fla começou a dominar as jogadas ofensivas.
Quando o relógio apontava 26 minutos, Matheus França recebeu no fundo, levantou na área e Matheus Gonçalves chutou com estilo para abrir o placar. Já aos 38, Petterson recebeu na esquerda, carregou a bola até a pequena área, e tocou por baixo do goleiro Leandro, aumentando. E o Rubro-Negro não parou por ai: aos 40 minutos, Matheus Gonçalves serviu Victor Hugo, que arrancou livre, entrou na área e só tirou do goleiro para fazer o terceiro.
Com uma vantagem considerável no placar agregado, o Flamengo adotou uma postura de controlar a bola no início do segundo tempo. A primeira grande chance de ampliar foi aos 22 minutos, em chute de Mateusão que Leandro defendeu no centro do gol. Já na altura dos 33, o atacante acertou a trave em uma bela cabeçada.
O Fla seguiu dominando a partida e continuou com seu ímpeto ofensivo, marcando no campo de defesa do Tricolor e não deixando a equipe paulista esboçar uma reação. Com isso, o placar se manteve e o troféu ficou com o time da Gávea.
(Texto: CBF. Foto: Thais Magalhães/CBF)