Secretária da Prefeitura de Maringá faz palestra em evento nacional
24/11/2021 19:03 em Notícias de Maringá

A secretária de Obras Públicas da Prefeitura de Maringá, Erica Magalhães, e o arquiteto Wilian da Silva Destefani fizeram palestra nesta quarta-feira no maior evento nacional da tecnologia BIM  (Building Information Modeling)  voltado a Obras Públicas no Brasil que está sendo realizado em Curitiba. O BIM Experience 2021, que termina hoje, reúne os maiores especialistas do setor de infraestrutura e construção.

A Secretaria de Obras Públicas está realizando treinamentos com os servidores para implantação do BIM e já atua no apoio a fiscalização dos projetos da tecnologia na Reforma e ampliação do Terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Maringá. A implantação da tecnologia no aeroporto alcançou destaque nacional com apresentação deste caso de sucesso no Fórum BIM Brasil por representantes da Secretaria da Aviação Civil (SAC).

De acordo com os organizadores do BIM Experience 2021, o uso do BIM é reduzido e desigual no Brasil. A tecnologia foi adotada por apenas 9,2% das empresas. “Se metade das empresas brasileiras adotar a modelagem na próxima década, projeta-se que a economia da construção civil brasileira crescerá 7%. Os dados ainda mostram que com o uso do BIM há uma estimativa de redução de 9,7% dos custos totais da obra e de 20% dos custos com insumos”, diz o site do evento.

*CONTEÚDO - Entre outros assuntos, as vantagens da adoção do BIM na administração pública; características fundamentais do BIM; a experiência do BIM na modelagem da cidade e em obras de infraestrutura; a experiência da integração entre o BIM e o GIS; a adoção do BIM nos municípios; softwares compatíveis com o BIM para os diversos tipos de obras; e os aspectos jurídicos e práticos da experiência em licitar e contratar com a adoção do BIM.

(Foto: PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!