Offline
Projeto Jovem Aprendiz da Portos do Paraná certifica alunos da Ilha dos Valadares
27/11/2021 14:52 em Notícias do Paraná

A Portos do Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entregou na sexta-feira (26) os certificados aos 35 jovens da Ilha dos Valadares que participaram dos cursos de Comunicação e Atendimento e Introdução à Maquiagem. 

A ação está ligada ao projeto Jovem Aprendiz, que contempla o programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Esses cursos são de fundamental importância para cumprirmos com aquilo que nos comprometemos junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, de fazer com que o porto seja uma mola propulsora da transformação da realidade das comunidades na nossa área de influência”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana,

“Queremos muito capacitar e empoderar essas comunidades para que elas consigam fazer a mudança de sua matriz econômica, deixem de ser apenas extrativistas e possam também passar a operar no setor da prestação de serviços, no turismo de base comunitária em especial”, salienta.

Segundo a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, a entrega dos kits é sempre um momento de celebração. “É muito bom poder contribuir com os jovens que moram na Ilha de Valadares, um dos bairros que faz parte da nossa área de influência direta”, diz. “A intenção é que eles não só usem esse conhecimento, mas que seja um acréscimo no currículo, que consigam melhor oportunidades de emprego no futuro, ou até para fazer uma renda extra”.

Dittrich diz ainda que o apoio é essencial em razão dos cursos de curta duração levados para as comunidades. “Temos que destacar a possibilidade desse pessoal participar de cursos técnicos, que realmente vão trazer uma formação a mais, e todos gratuitos”, afirma.

“Para nós é uma satisfação essa parceria com a Portos do Paraná e Cia Ambiental, para desenvolver e levar capacitações a esses jovens. O Senac acredita que com parcerias conseguimos alcançar mais pessoas para ter uma qualificação de qualidade. Elas são positivas e necessárias”, explica Agnaldo Camilo Monteiro, gerente executivo do Senac de Paranaguá.

Simone Bozza Hernandes, diretora do colégio estadual Cidália Rebello Gomes, apresenta a mesma visão humanitária. “Estamos preparando nossos alunos para a vida. Esses cursos orientados via a Portos do Paraná e Cia Ambiental vem somar e agregar no futuro desses alunos, na sua formação para sempre”, explica.

“Na escola ensinamos a parte acadêmica, junto com essa formação profissional, conseguimos entregar um cidadão para a sociedade melhor preparado”, afirma a professora.

(Texto: AEN. Foto: Claudio Neves/Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!