Offline
Maringá inicia processo de licitação para modernizar a iluminação pública
01/12/2021 19:06 em Notícias de Maringá
Começou na Prefeitura de Maringá o processo de preparação da licitação que tem o objetivo de modernizar e aumentar a eficiência energética na iluminação pública do município, com a troca de 50 mil lâmpadas. A ideia central é celebrar uma Parceria Público Privada (PPP) com uma empresa que será remunerada com parte da economia proporcionada pela modernização do sistema, algo em torno de R$ 1,5 milhão mensais.
 
A elaboração do processo licitatório está sendo feita pelos engenheiros e técnicos da Prefeitura e tem a assessoria técnica da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O processo será baseado em projeto desenvolvido pelo Programa Felicity (Financing Energy for Low-carbon Investment - Cities Advisory Facility) iniciativa implementada pela empresa alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI).
 
O projeto do Felicity foi apresentado na última semana em Maringá durante um workshop  com a presença de autoridades e servidores que participarão do processo de elaboração da licitação. Na oportunidade, o Secretário de Governo de Maringá, Hercules Maia, frisou que o Plano Municipal de Governo prevê a troca de toda iluminação pública da cidade, o que deve gerar a economia mensal. 
 
“Além da questão econômica, tem a segurança. Estudos mostram que a intervenção nos equipamentos públicos, principalmente em relação à iluminação podem reduzir a criminalidade”, pontuou Hercules Maia. O vice-prefeito, Edson Scabora lembrou que a administração tem realizado inúmeras obras de infraestrutura na cidade - praças, pista emborrachada, avenidas, iluminação. “A População passa a ocupar os espaços revitalizados, pois tem o sentimento de pertencimento”.
 
Presente no evento, o vereador Sidnei Telles lembrou que a Câmara de Vereadores tem acompanhado com expectativa a concessão da iluminação pública. “Essa parceria vai exigir a fiscalização dos vereadores e da sociedade. Tenho um olhar muito positivo sobre este projeto”, ressaltou. O evento contou também com a presença de vários secretários municipais, entre eles  Carlos Henrique Cardozo (Infraestrutura) e Marcos Cordiolli (Siacom); de Ana Claudia Piraja (OAB), Rogério Yabiku (Sinduscon), Julia Nakagawa (OSM), Hélio Xavier (CREA), Moacir Montalvão (Sivamar), Marcos Kenji (Acim) e dos vereadores Sidnei Telles, Paulo Biazon e Altamir da Lotérica.
(Andye Iore/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!