Enquanto uma parte da categoria participa dos atos em Curitiba, o restante dos(as) educadores(as) organiza manifestações em Maringá nestes dias de greve. Após o protesto em frente ao Núcleo Regional de Maringá nesta terça-feira (14), professores(as) e funcionários(as) do Estado se reúnem amanhã na Praça Raposo Tavares, a partir das 9h30.
Os(as) educadores(as) do Paraná decidiram na última semana por uma greve para defender a carreira e lutar por reajuste para todos(as). Em Assembleia Estadual Extraordinária na última quarta-feira (8), a categoria deliberou por uma paralisação de três dias – de segunda (13) a quarta-feira (15) – acompanhada de vigília na Praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba, enquanto os núcleos sindicais realizam atos regionais.
A mobilização busca pressionar os(as) deputados(as) por alterações no PLC 12, o projeto do Piso de Ratinho Jr.
Embora avance na adequação do salário de ingresso, reivindicação histórica do Sindicato, o PLC 12 desmonta o Plano de Carreira dos(as) professores(as), achata a tabela, abre caminho para transformar o Piso em teto, retira direitos de funcionários(as) e abandona aposentados(as).
(Assessoria)