A Prefeitura de Maringá capacitou mais de mil jovens e adultos em cursos de qualificação, empreendedorismo e linguísticos em 2021. Ao total, foram oferecidos mais de 30 cursos de diferentes segmentos voltados à mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade social e imigrantes com o objetivo de ingressá-los no mercado de trabalho e promover autonomia financeira e fortalecer os vínculos comunitários.
Somente a Secretaria da Mulher foi responsável por capacitar mais de 500 mulheres. Por meio do programa Qualifica Mulher foram ofertados cursos de Corte e Costura Industrial, Modelagem Plus Size, Cozinha Natalina, Massas Italianas, Comida de Boteco, Corte e Costura; Panificação Básica; Noções de Mecânica de Motos; Elaboração de Pizza e Lanches Artesanais; Modelagem Industrial e Confeitaria.
A gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, garantiu que os cursos fossem levados para perto das pessoas. Por meio dos cursos do Cidadania nos Bairros, da Secretaria de Juventude e Cidadania, mais de 400 jovens e adultos tiverem a oportunidade de se capacitar em cursos de desenvolvimento de website; noções de mecânica; operador de empilhadeira; preparo de pizza e técnicas de fabricação de hambúrguer artesanal, além de workshops de empreendedorismo.
Para proporcionar melhores condições de adaptação na sociedade local, a Secretaria de Juventude e Cidadania, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), ofereceu cursos de língua portuguesa básica para mais de 35 imigrantes.
Sobre a proposta ininterrupta de capacitação da Prefeitura de Maringá, Ulisses Maia garante continuidade dos projetos. “Continuaremos trabalhando para qualificar cada vez mais jovens e adultos, preparando as pessoas para o mercado de trabalho e promovendo autonomia financeira”.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)