Com roda de capoeira ao ar livre da Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena, a Prefeitura de Maringá e a Secretaria Cultura abriram a agenda de 2022 do projeto Convite às Artes Populares na tarde de domingo, 16, no Parque Linear Gralha Azul, no Conjunto Ney Braga.
“O Convite às Artes Populares busca valorizar o saber popular e descentralizar as ações artísticas em Maringá. Mais uma iniciativa muito importante da Gestão Ulisses Maia”, comentou o secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião.
De maneira gratuita, a apresentação do Grupo Sucena atraiu um bom público no Parque Linear Gralha Azul, espaço novo de convivência das famílias maringaenses inaugurado recentemente na cidade.
Sobre a oportunidade de levar a arte da capoeira mais próxima da população, o grupo maringaense parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Maringá em suas redes sociais.
“Parabéns à Prefeitura de Maringá e Secretaria de Cultura pela realização desse projeto, que visa valorizar as culturas populares, assim como outros segmentos, e pela descentralização das ações culturais”, escreveu em postagem nas redes o Grupo Sucena.
UM NOVO CONVITE - Criado em 2021, o edital do Convite às Artes Populares previu a contratação de dez espetáculos que envolvam manifestações artísticas de rua, cartazes, cordéis, arte performática afro-brasileira e indígena.
Para que os artistas se apresentem, a Secretaria de Cultura indica lugares públicos ao ar livre, como praças, parques, travessas, onde haja circulação de pessoas, tendo em vista a democratização do acesso ao espetáculo.
“O mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo e lugar”, afirmou Paulinho Schoffen, diretor de Eventos Artísticos e Formação Cultural da Prefeitura de Maringá.
(Foto: PMM)