Prefeitura de Maringá recebe selo Prêmio Sesi ODS com o projeto Conecta Rua
18/01/2022 18:31 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá conquistou o Prêmio Sesi ODS, que se espelha nos objetivos de desenvolvimento sustentável para a premiação no Estado do Paraná. Por meio da Secretaria de Assistência Social e da gestão do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, o projeto Conecta Rua obteve um selo durante a premiação. 
 
Surgido em 2017, o Conecta Rua é destinado a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e em vulnerabilidade social. O objetivo é ressignificar valores e construir novos projetos de vida por meio da arte (visual, dança, música), oficinas e sarais culturais com poesia.
 
Alguns dos resultados que o projeto proporciona é a redução de ato infracional e reincidência, principalmente do tráfico de drogas, fato reconhecido pelo Prêmio Sesi ODS. 
 
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, as lideranças do projeto (adolescentes e jovens que já cumpriram Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto) romperam com atos ilícitos, elaboraram novos projetos de vida e hoje são arte-educadores que atuam na prevenção da exploração do trabalho infantil via o aliciamento pelo tráfico de drogas, já que romperam com essa situação e tornam-se multiplicadores. 
 
Além disso, outro resultado que o projeto proporcionou foi que os jovens que cumpriram medidas por pichação tornaram-se professores de grafite, adolescentes e jovens com histórico de risco expõem poesia e música e mostram que superar e transformar sua realidade é possível.
 
O selo ODS é uma forma de reconhecer esse trabalho social e atribuir um valor para ele. Segundo a coordenadora do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, Dayane Grazielly Goes, “é importante ter esse reconhecimento, porque é um projeto idealizado por jovens, que tiveram conflitos com a lei e em situação de vulnerabilidade social, que se colocam como sujeitos da transformação social.”
 
OBJETIVOS DA ONU - Em 2015, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), foram desenvolvidos metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o Planeta e garantir paz e prosperidade para todo o mundo. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 
 
Esta lista de tarefas tem por objetivo ser a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o Planeta de efeitos adversos da mudança climática até 2030. O Prêmio Sesi ODS 2021, uma iniciativa do Sesi Paraná, visa reconhecer projetos que contribuem para o alcance desses objetivos.
(PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!