Offline

Prefeitura de Maringá debate conectividade e competividade das cidades em evento no RS
Notícias de Maringá
Publicado em 24/02/2022
O Secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo, Marcos Cordiolli, participou, na quarta-feira (23), em Santa Maria (RS), do Seminário “Santa Maria 5G”. O evento reuniu secretários e técnicos do Município, a ANATEL, empresas de telecom e professores da área de Telecomunicações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  
 
Durante a tarde, o debate foi focado no impacto da regulação na sociedade e na economia dos municípios. 
Na ocasião, Cordiolli ressaltou a importância da conectividade para a competitividade  dos municípios. Neste sentido. alertou para a necessidade de regulações municipais que possibilitem ampliar a conectividade das empresas, um eleito fundamental no processo de retomada econômica pós-pandemia. 
 
“Em Maringá, estamos trabalhando para a Internacionalização, ampliar a competividade  e efetivar a conversão digital de nossas empresas e neste campo prover a cidade de uma infovia mobile é uma ação estruturante e estratégia”.  
 
O gerente regional da Anatel do Rio Grande do Sul,  Stevan Grubisic, explicou detalhadamente que os municípios não podem legislar sobre as antenas  e equipamentos. Também não podem definir áreas de exclusão de instalação de estações  rádio base fundamentados em argumentos e efeitos nocivos de radiações eletromagnéticas.  Esta regulação é de competência exclusiva do governo federal e que a legislação brasileira é absolutamente segura segundo as regulamentações internacionais, afirmou o gerente da Anatel. 
 
As mesas de debates contou com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, o secretário de Inovação e Tecnologia de Informação, Tiago Sanchotene, o presidente do Iplan, Daniel Pereyron, e o vereador Givago Ribeiro., procuradora-geral de Jaraguá do Sul, cidade de Santa Catarina, Francieli Bizatto, e o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá, no Paraná, Marcos Cordiolli. Além do gerente regional da Anatel, Stevan Grubisic, os professores da área de Telecomunicações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Natanael Rodrigues Gomes e Samuel Valduga, o gerente regional de Engenharia de Implantação na Região Sul da Claro, Márcio Martini, e o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez.
(PMM)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!