A Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Juventude e Cidadania realizaram a cerimônia de posse dos conselheiros que atuarão na primeira gestão do Conselho Municipal dos Direitos dos Refugiados Migrantes e Apátridas de Maringá (Corma). A reunião iniciou às 14 horas desta sexta-feira (25), na Sala de Reuniões da Prefeitura, no Paço Municipal.
Criado em 2021 com o intuito de que todos migrantes, refugiados e apátridas tenham um espaço em discussões democráticas e participação nas decisões do município, o Corma é vinculado, administrativamente, à Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania e atua de forma transversal com as diversas políticas públicas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, direitos humanos, segurança pública, e igualdade racial.
Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, o secretário da Secretaria de Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin, e a secretária de Políticas Públicas Para Mulheres, Terezinha Pereira, além dos membros do conselho.
“O conselho é muito importante para as nossas políticas, e a partir de hoje os membros eleitos continuarão com o nosso trabalho de excelência, aos imigrantes da cidade de Maringá”, afirmou Predestin.
Por meio de uma eleição democrática, foram eleitos Andressa Gongora Barboza para presidente do Corma, Fernando Vanalli como vice-presidente e Jolain St Jour como secretário-geral.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)