A Secretaria de Infraestrutura do município de Maringá recebeu na segunda-feira (7) o primeiro processo eletrônico pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que busca promover uma maior eficiência administrativa. O processo, de ressarcimento de danos causados por queda de árvore, já está tramitando.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) propicia a diminuição do uso de papel, já que o trâmite dos processos ocorre de forma eletrônica. Mas também foca na eficiência e agilidade processual, já que os processos ficam disponíveis para ações pela internet.
Segundo Maria Lígia Guedes, superintendente da Secretaria de Infraestrutura, com o SEI é possível prever uma maior agilidade no andamento dos processos administrativos, já que os trâmites agora ocorrem de forma eletrônica, abrindo a possibilidade de realizar despachos e análises mais rapidamente.
O contribuinte que desejar abrir um processo, poderá fazê-lo pelo site da Prefeitura, criando um cadastro único na plataforma SEI. Após a criação e aprovação deste cadastro, será possível realizar a abertura de processos, através do SEI, que conta com uma plataforma intuitiva, além de diversos tutoriais sobre o seu funcionamento.
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para uso gratuito e livre pelas administrações públicas.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)