Pelo Convite às Artes Visuais, da Prefeitura de Maringá e Secretaria de Cultura, foi aberta nesta segunda-feira (14) a exposição fotográfica “Pé no Palco: cenas teatrais em preto e branco”, do fotógrafo Renato Domingos. Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até 10 de abril no Teatro Calil Haddad.
A proposta de trabalhar somente imagens em preto e branco vem da ideia de que a iluminação, no teatro, é parte da história. Então, é papel do fotógrafo aprender a usar a luz a seu favor.
“O preto e o branco na fotografia monocromática não representam cores, mas sim a presença ou falta de luz: o branco é luz pura; já o preto é a ausência total dela. Escolhi fazer a exposição somente com fotografias em preto e branco porque, nelas, a composição da imagem se sustenta somente pelo contraste dos graus de iluminação. Isso, a meu ver, traz mais destaque à expressão da cena”, explica o fotógrafo.
A exposição reúne um acervo de 36 imagens em preto e branco, que são registros de 34 espetáculos de teatro apresentados em espaços culturais da cidade entre os anos de 2013 e 2019. Trata-se de uma celebração da resistência da expressão teatral local, e recorte temporal de praticamente uma década de trabalho do fotógrafo.
Autor
Renato Domingos colocou o pé no palco da Oficina de Teatro da UEM pela primeira vez em 2012, quando passou a participar do TUM (Teatro Universitário de Maringá) como iluminador.
Sob a orientação de Amauri Martins, então iluminador do teatro, desenvolveu não somente um olhar para as cenas teatrais, mas a vontade de registrá-lo. Desde então, já está completando dez anos de experiência na fotografia de cena, tendo participado do registro dos principais eventos, mostras e espetáculos teatrais de Maringá na última década.
(Foto: Renato Domingos/Divulgação)