Paranaenses buscam pódio inédito no Sesc Triathlon Caiobá
19/03/2022 20:17 em Triathlon

Destaques da nova geração do esporte no Brasil, os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões vão enfrentar um dos grandes desafios do ano, neste domingo (20). Gabrielle Lemes, Amanda Moro, Gabriel Lecheta e Vinícius Sant'Ana estão na disputa do Sesc Triathlon Caiobá. Para a maioria deles, é a estreia na competição, considerada a mais tradicional da modalidade no Brasil.

Realizado desde 1989, o Sesc Triathlon Caiobá reúne os principais nomes do triathlon brasileiro e amadores de todo o País no litoral paranaense. Para Para Gabrielle Lemes, Amanda Moro, Vinícius Sant'Ana, estreantes deste domingo (20), e Gabriel Lecheta, a inspiração para buscar o pódio vem do padrinho e gestor da Seleção Escolinha. Juraci Moreira, triatleta olímpico, começou sua carreira na prova é conquistou o título cinco vezes.

"A prova é super importante para todos os triatletas do Brasil, e é a prova do ano para os paranaenses. Ter um paranaense vencendo o Sesc Triathlon Caiobá é algo muito tradicional. E depois de mim, não teve mais nenhum", lembra Juraci Moreira.

Gabrielle Lemes, campeã sul-americana júnior de 2018, destaca a presença das principais atletas de elite em Caiobá como sua motivação. "Vai ser bom competir com triatletas como a Luisa Baptista, a Djenyfer Arnold, a Luma Gillen. Espero fazer uma prova bem consistente, com uma boa natação para sair com elas da água e ter chances de pódio", diz a integrante da Seleção Escolinha de Triathlon. Neste ano, Gabrielle já soma o vice-campeonato da Copa Americana de Viña del Mar, Chile, na categoria Sub23, e a medalha de bronze na elite do Sul-Americano de Triathlon, em Villarica, também no Chile.

Para Amanda Moro e Vinícius Sant'Ana, o Sesc Triathlon Caiobá será também a estreia na distância olímpica, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. "Meu objetivo é ficar no Top 5 da elite", crava Amanda, bronze no Sul-Americano de Triathlon de Santiago do Chile no final do ano passado, na categoria júnior. Os Jogos Sul-Americanos de Triathlon, marcados para maio, são o foco de Vinícius. "A disputa em Caiobá será um grande treino. É uma prova mágica, assistí-la contribuiu muito na minha paixão pelo triathlon", destaca.

Único integrante da Seleção Escolinha de Triathlon que já disputou o Sesc Triathlon Caiobá, Gabriel Lecheta conta com a experiência para fazer uma boa prova neste domingo (20). "Espero nadar bem para ficar próximo dos líderes e alcançar o pódio", diz Gabriel.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant"anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

(Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!