Em Maringá, Brasil é campeão do primeiro Pan-Americano de Paraciclismo da história com 122 medalhas
22/03/2022 00:19 em Ciclismo

Com 122 medalhas conquistadas, o Brasil encerrou o Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista 2022 com a primeira colocação. Foram 45 medalhas de ouro, 37 de prata e 40 bronzes, além de somar pontos decisivos para alcançar as primeiras vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e Paralimpíadas de Paris 2024.

"Fechamos a nossa participação na primeira colocação geral e com um saldo muito positivo. Todos os objetivos traçados foram atingidos e estamos muito felizes com os nossos resultados. Tofas as delegações estão de parabéns. Também não podemos deixar de agradecer a confiança da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (Copaci), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e todos os nossos apoiadores que foram fundamentais para viabilizar a realização do evento", declarou Edilson Rocha "Tubiba", coordenador do Paraciclismo na CBC.

O Brasil ganhou medalha em todas as categorias (classes) que competiu, demonstrando muita regularidade e superação durante os quatro dias de competição. Nos dois primeiros dias aconteceram as provas de Pista, no Velódromo de Municipal de Maringá, enquanto sábado e domingo os atletas disputaram as provas de Estrada no circuito do Bosque 2.

Atual campeão mundial da modalidade, Lauro finalizou sua participação invicto, após participar de seis provas e conquistar seis medalhas de ouro. No domingo, Lauro voltou ao lugar mais alto do pódio após dominar a prova de resistência e chegar escapado dos adversários.

"O Pan reuniu os melhores atletas do nosso continente e fico honrado em ter conseguido vencer todas as provas que participei, principalmente por contribuir na somatória de pontos para a classificação dos próximos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Agradeço a CBC e o CPB pelo trabalho incrível que desenvolvem no nosso esporte, todos os meus patrocinadores e principalmente a minha família", destacou Lauro.

A Colômbia terminou na segunda colocação geral com 44 medalhas, seguida da Argentina com 40 medalhas. Os resultados completos de todas as provas e do quadro de medalhas estão disponíveis no link: http://www.cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/paraciclismo

O Campeonato Pan-Americano de Paraciclismo de Pista e Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com patrocínio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Governo do Estado do Paraná, através da Proesporte e Copel (Companhia Paranaense de Energia), e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá.

(Texto: CBC. Foto: Alan Modesto/CBC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!