Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Maringá, por meio da Diretoria de Juventude, vinculada à secretaria de Juventude e Cidadania, realizou uma ação do Projeto “Fala, Juventude” no Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf. O tema do diálogo com os estudantes foi o Programa Jovem Aprendiz.
Técnicos do Instituto de Aprendizagem Profissional de Maringá (Inamare) e o Instituto Lins de Vasconcelos foram convidados para ministrarem o bate-papo. Com a presença de mais de 100 alunos com idade entre 14 e 15 anos, o projeto dialogou sobre as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho pelo Jovem Aprendiz.
“Essa é uma experiência muito boa para que os jovens da nossa idade entendam como funciona o Jovem Aprendiz. Além disso, é importante sabermos da existência de uma secretaria voltada para nós”, comenta Poliana Romano da Silva, estudante do Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf. Durante todo ano novos colégios serão contemplados com o projeto.
O PROJETO
O “Fala, Juventude” é uma iniciativa da secretaria de Juventude e Cidadania de Maringá para aproximar os jovens em decisões e opiniões sobre as políticas públicas do município. A primeira ação do projeto foi a abertura de um canal de comunicação (clique aqui para acessar), como ferramenta de escuta social, por meio do site da Prefeitura. Os jovens podem acessar e levantar um diagnóstico atual da cidade.
O debate nas escolas estaduais faz parte da segunda etapa do projeto. São selecionados temas de acordo com a realidade dos jovens, desde questões sociais, culturais e econômicas.
(Foto: Thierry Gabioli/PMM)