Prefeitura de Maringá celebra Dia Mundial do Ciclista com ações
12/04/2022 06:57 em Ciclismo
Pedalar em Maringá é uma relação de esporte, lazer, saúde, trabalho e mobilidade. A bicicleta, como modal de transporte, recebe atenção especial da gestão Ulisses Maia, que amplia a malha de ciclovias. Atualmente são 41 quilômetros de vias, com planejamento para chegar a 57 kms até final do próximo ano. Sem contar as manutenções e reformas programadas. 
 
Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) prepara uma agenda com atividades para celebrar o Dia Mundial do Ciclista que será na próxima sexta-feira (15). Como será feriado, as ações da Semob acontecerão no dia anterior, quinta-feira (14). 
 
Estão previstas a entrega de faixa refletiva para os ciclistas, um curso para os ciclistas na Praça Raposos Tavares, simulação de acidentes para orientar e prevenir, podas de árvores nas ciclovias, entre outras ações. Durante todo o ano, a Semob tem ações educativas com orientações para pedestres, ciclistas e motoristas. Além de fazer manutenção na sinalização e nas vias. 
 
Atualmente, a Prefeitura elabora o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que deve ser finalizado no começo do segundo semestre. O PlanMob atende recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 
 
O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, a redução do tráfego de automóveis, desenvolvimento do transporte público, estimulo à locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas da gestão Ulisses Maia. Essas ações combinadas resultam em redução de acidentes e da poluição, entre outros ganhos para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver. 
 
NEGÓCIOS - O crescente uso de bicicletas e patinetes em Maringá movimenta a economia. A Secretaria de Fazenda informa que estão registradas na Prefeitura 629 empresas que trabalham com vendas deste veículo, acessórios ou consertos na cidade.
(Andye Iore/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!