Offline
Treinador olímpico assume Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões
19/04/2022 20:36 em Triathlon

Responsável pela formação de atletas que marcaram a história do esporte no Brasil, o paranaense Homero Cachel é o novo treinador da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões. A equipe reúne jovens talentos do Paraná já em destaque em competições internacionais, como Gabrielle Lemes, bicampeã brasileira e medalha de bronze no Sul-Americano, em fevereiro deste ano.

Homero Cachel é considerado pioneiro do triathlon no país. Ex-atleta do ciclismo, migrou para a modalidade em 1983, quando ainda havia poucos praticantes brasileiros, e especializou-se na área. 

O profissional do esporte Ajudou a transformar o Paraná em celeiro de campeões do esporte, treinando nomes como Juraci Moreira, triatleta com participação em três Olimpíadas. Hoje, é diretor técnico da Federação Paranaense de Triathlon, presidente da Comissão de Treinadores da Confederação Brasileira de Triathlon e comanda a assessoria esportiva que leva o seu nome. 

Na Seleção Escolinha, tem a missão de ajudar a equipe a trilhar o mesmo caminho de seu ex-pupilo, criador do projeto. "Conheci o Homero quando eu tinha 12 anos e com ele cresci como atleta. Chegamos onde todo atleta quer chegar junto com seu técnico, as Olimpíadas. Ele estava ao meu lado em Sydney 2000 e em Atenas 2004''. 

''Com todo o respeito aos demais treinadores, para mim ele é o melhor ainda hoje", destaca Juraci Moreira, idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, onde foram revelados os talentos agora no projeto de alto rendimento. "Era uma vontade antiga ver nossos atletas sendo treinados por ele, e tenho certeza que estou deixando o grupo em boas mãos."

O novo treinador já começou a imprimir o seu estilo na rotina dos jovens talentos da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Os atletas passaram por uma avaliação física e técnica, para definir metas de performance.

"O Juraci sempre foi muito dedicado, com uma enorme vontade de superar as dificuldades. A parceria com ele ensinou muito a nós dois. Com o projeto da Escolinha de Triathlon, seguindo a experiência dele, era natural que surgissem novos talentos do esporte. E recebi com muito gosto o convite para assumir esse pequeno grupo de atletas", conta Homero Cachel. 

"Eu sempre tive talentos nas mãos, mas muitas vezes eles ficavam limitados por falta de investimento. O Juraci tem capacidade para conseguir boas parcerias, tem um trabalho sério reconhecido no Brasil. A perspectiva é muito bacana."

Além dos oito atletas que integram a Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Homero Cachel assumiu o treinamento do grupo de pré-alto rendimento. O time é formado por alunos da Escolinha com potencial para se desenvolver e competir na elite do esporte. Cachel também conta com a parceria de Jéssica Rodrigues, como treinadora. A coordenação geral é de Ricardo Júnior Cardoso.

A nova fase de treinamento dos atletas já será colocada à prova nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, Argentina, a partir de 4 de maio. Vinícius Sant'Ana, da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, fará sua primeira participação no evento, ao lado de Sophia Gomes, do grupo de pré-alto rendimento. Entre os dias 14 e 15 de maio, um grupo maior disputará o Sul-americano de Triathlon Sprint, em Formosa, também na Argentina.

"O Vinícius e a Sophia já absorveram coisas importantes em poucas semanas. Temos uma perspectiva bastante interessante com eles", observa Homero. "A médio e longo prazo, nossa expectativa é subir no ranking mundial, para estarmos aptos a participar dos grandes eventos mundiais, como as etapas da Copa do Mundo, de forma competitiva. E, daqui a alguns anos, espero ver um atleta da Escolinha nos Jogos Olímpicos. Esse é o ápice, e é um trabalho de longo prazo, mas é possível de alcançar."

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant"anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!