A união faz a diferença no combate à dengue e a educação é um fator fundamental para a conscientização sobre a doença. Nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) de Maringá, são realizadas diversas atividades com os alunos sobre o tema. Além de desenvolverem o aprendizado, as crianças são muito importantes para a conscientização dos pais e da comunidade.
No CMEI Benedito de Souza, os alunos participaram da atividade chamada “Xô Dengue”. Eles realizaram uma roda de conversa sobre a doença e o mosquito transmissor. Para aproximar ainda mais as crianças da temática, todos reproduziram o mosquito e focos de água com massinhas de modelar. As crianças ainda elaboraram botons sobre o tema para atuarem como multiplicadores do combate à dengue em casa e na escola.
As atividades de conscientização também contemplam as aulas do ensino fundamental. Nas escolas municipais José Galetti, ngela Vergínia Borin e Gabriela Mistral, por exemplo, os alunos e professores estão unidos no combate da doença.
Durante as ações, os estudantes atuaram como agentes mirins nas próprias escolas e também na comunidade e saíram em busca de focos do mosquito. Além disso, participaram de palestras e aprenderam sobre o ciclo de reprodução do mosquito e sintomas da doença.
“Toda a rede municipal de educação está unida e comprometida no combate à dengue. Nossos professores realizam constantemente atividades com os alunos sobre o tema. Essas ações são muito importantes já que depois, em casa, as crianças cobram dos pais e dos vizinhos, o cuidado com os quintais e tudo o que possa acumular água”, destaca a secretária de Educação, Tania Periotto.
PARCERIAS NO COMBATE DA DOENÇA - Além das ações nas escolas do município, a Secretaria Municipal de Saúde também intensifica as ações de conscientização na rede particular de ensino. Nesta quarta, 27, agentes realizam duas ações com estudantes da Escola Notre Dame.
Durante a atividade, as equipes conversam com os alunos sobre a doença e compartilham informações sobre o combate do mosquito da dengue. As equipes também estão disponíveis para ampliar essas ações para outras unidades de ensino. As instituições interessadas podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3218-3183.
(PMM)