A Prefeitura de Maringá participou da abertura do II Fórum de Turismo Rural na Expoingá, nesta quinta-feira, 5. O Município foi representado pelo vice-prefeito, Edson Scabora, e pelo secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli. A abertura foi feita pela presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia. O fórum foi realizado no Centro de Eventos do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Em seu discurso, Edson Scabora falou sobre os investimentos da Prefeitura nos equipamentos públicos e no bem-estar dos maringaenses. Segundo o vice-prefeito, a cada 5 pessoas que visitam Maringá, 3 vêm pelos atrativos. “Nosso objetivo é agregar valor ao que já temos”, ressaltou.
Marcos Cordiolli fez palestra e abordou o tema “Gestão em Turismo”. Ele falou sobre o conceito mais contemporâneo e moderno do que são políticas públicas de turismo e da necessidade de desembaraçar as políticas do turismo de outras ações da cidade, como eventos esportivos e culturais, que não são propriamente turísticas, mas com bastante ênfase no que ele chama de “economia do visitante”.
O secretário explica que a economia do visitante pressupõe o desenvolvimento de ações que trazem pessoas de fora da cidade. “Isso implica em se ter um plano de turismo e também ativos como ciclorrotas, cachoeiras, áreas de turismo de aventura, assim como ter equipamentos bem posicionados, como pousadas, pesqueiros e restaurantes típicos, entre outros”, frisou. Palestrantes de vários estados expuseram cases de sucesso na área do turismo rural durante o fórum.
(Foto: Ivan Amorim/Divulgação)