A programação cultural da semana está cheia de atrações para todos os públicos. A partir desta terça-feira, 10, a agenda cultural da Prefeitura de Maringá começa com a inauguração da exposição “Entre Corpos & Galáxias: Uma década de devoção ao Feminino”, da artista Elisa Riemer.
As criações de Elisa se manifestam em forma de montagens, colagens e fotomontagens em diferentes contextos (pôsteres, ilustrações para capas de livros e discos, artes criadas para festivais, marchas e colóquios, ilustrações de reportagens nacionais e até vídeos de animação), além de contar com uma instalação sonora autoral criada pela dj e beatmaker Chá di Lirian. Um pouquinho de todo esse conhecimento será compartilhado em uma oficina de colagem intuitiva com carga horária de 6h, ministrada gratuitamente pela artista para 20 pessoas nos dias 23, 25 e 28 de maio. Mais informações poderão ser obtidas em breve pelo instagram @elaysariemis .
Essa semana, a cultura popular também é destaque com o IV Festival Oba Xirê que acontece todo o final de semana, nos dias 13, 14 e 15, com palestras, rodas de conversa, oficinas e shows. O festival é itinerante e traz para Maringá uma rica experiência cultural focada no protagonismo feminino, na cultura afrobrasileira, nos fundamentos das "Casas de Axé" da região. É uma produção do Maracatu Baque Mulher Maringá.
Em relação à agenda dos “Convites à Cultura”, nesta quinta-feira, 12, o Convite à Música recebe a banda de Rock curitibana Expresso Vermelho que apresenta um espetáculo do álbum autoral “Microcosmos”. O grupo aposta em novas sonoridades, com muitos sintetizadores e elementos eletrônicos, mesclado com os timbres clássicos do Rock, criando novas ondas e atmosferas. Sem se limitar a um rótulo específico, a banda acredita no poder da música e suas composições oferecem uma experiência sonora intensa, diferenciada e cheia de energia.
No Convite ao Teatro, sexta-feira, 13, “Psicose” de Kenia Bergo retorna aos palcos em sua última apresentação da temporada. O espetáculo reflete sobre a marginalização de transtornos mentais e o suicídio e é construído sob uma narrativa fragmentada em que o próprio público, de forma aleatória, comanda o começo, meio e fim. A peça pretende gritar as vozes que são silenciadas pelos medicamentos e pela sociedade, pelas instituições e políticas que controlam nosso corpo.
No sábado, 14, o Convite ao Cinema exibirá o filme, selecionado no Festival de Cannes/2020, “Fevereiro”, do diretor Kamen Kalev. Com suas subjetividades e uma crítica que descreve como profunda e emocionante, é uma obra como há muito não aparecia e que pode ser encarada como um pequeno presente que se opõe às toxidades da vida urbana. Ode à natureza e às coisas simples da vida que, muitas vezes, prescinde de palavras. Tão bela quanto suas longas tomadas é a sutileza das pequenas e suaves variações que podem nos dar a ideia de uma elevação mística.
Confira o horário e local de cada evento:
10/05 a 10/06 - Exposição “Entre Corpos & Galáxias: Uma década de devoção ao Feminino” de Elisa Riemer das 9h às 17h de segunda a sexta e das 10h às 13h aos sábados no Centro de Ação Social (CAC). Classificação: 14 anos.
12/05 - CONVITE À MÚSICA: “Microcosmos” da Banda Expresso Vermelho às 20h no Teatro Barracão. Classificação: Livre.
13/05 a 15/05 - IV Festival Obá Xirê na Coletiva Multicultural (sexta e domingo) e no Teatro Barracão (domingo). Horários na imagem de divulgação acima e mais informações no instagram @baquemulhermaringa. Classificação: Livre.
13/05 - CONVITE AO TEATRO: "Psicose” de Kenia Bergo às 20h no Teatro Barracão. Classificação: 16 anos.
14/05 - CONVITE AO CINEMA: exibição do filme “Fevereiro” do diretor Kamen Kalev às 20h no Auditório Hélio Moreira (CAC). Classificação: 18 anos.
(Foto: Elisa Riemer/Divulgação)