Prefeitura de Maringá investe na autoestima e empregabilidade com apoio dos assistentes sociais
13/05/2022 20:42 em Notícias de Maringá
Inúmeros projetos da Prefeitura de Maringá atendem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O portal da Inclusão, por exemplo, segue um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A gestão investe no portal que, em 2018, aumentou a capacidade de 10 para 15 internos. São mais de 300 migrantes, imigrantes e itinerantes que conquistaram a dignidade de alcançar emprego, renda própria e um lar para morar. 
 
Este trabalho da Prefeitura conta com a colaboração essencial dos assistentes sociais. A profissão comemora sua data neste domingo, 15.  E comemora da melhor maneira possível. Com resultados. Quem está agradecendo a ação do Município e dos assistentes sociais é um personagem relativamente novo em Maringá. É o haitiano Saint Jean Dossous, 34 anos. 
 
Após chegar sozinho em Maringá, sem emprego ou casa para morar, e sem falar português, ele passou cerca de um ano na Unidade de Acolhimento da Prefeitura. Participou de cursos de qualificação, cidadania e línguas. Aprendeu a se comunicar melhor e construiu autonomia e relacionamentos interpessoais. 
 
A assistente social, Bibiana Cunha, acompanhou a trajetória do haitiano. “Ele está sempre com um sorriso no rosto e seu novo objetivo é criar condições para trazer os familiares do Haiti”. Em sua fala de agradecimento e despedida do Portal da Inclusão e dos amigos, Saint Jean usou as seguintes palavras: “O Portal é a minha família no Brasil”. 
 
PORTAL DA INCLUSÃO - O Abrigo Portal da Inclusão é um serviço da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa da Prefeitura de Maringá para acolhimento de homens adultos. Faz parte da Rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. O tempo médio de permanência é de nove meses. São fornecidas refeições, provisão de roupas, material de higiene e calçados, além de cursos para qualificação e reintegração social dos internos.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!