A Prefeitura de Maringá foi destaque na audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), da Região Metropolitana de Maringá (RMM), realizado esta semana na Câmara de Vereadores. “A cidade é referência para o Brasil e importante para o crescimento ordenado da região”, ressaltou em participação por vídeo o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, Augustinho Zucchi.
Entre os temas abordados na audiência estão uso e ocupação do solo, mobilidade, agricultura, recursos hídricos, índices sociais, vazios urbanos e meio ambiente. Também houve participação do público, presencial e pela internet, com questões sobre maior participação popular no processo, ferrovias e aquíferos.
A Prefeitura foi representada no encontro pelos secretários Fausto Herradon (Assuntos Metropolitanos e Institucionais), Bruna Barroca (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá) e Estevão Palmieri (Urbanismo e Habitação); os vereadores Sidney Telles, Ana Lúcia e Mário Verri, membros do governo estadual, o Instituto Água e Terra (IAT), professores universitários, comerciantes, comunidade, entre outros.
DESTAQUE - Diversas ações citadas na audiência já são debatidas ou aplicadas em Maringá, onde o processo democrático e participativo é bem avançado. Estão em elaboração na cidade o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e o Plano Diretor.
AGILIZAR - A Região Metropolitana de Maringá (RMM) foi criada em 1998. O governo estadual determinou que o Paraná Cidade agilize os procedimentos para implantar projetos visando o desenvolvimento regional. O gestor do Paraná Cidade, Geraldo Luiz Farias, informou que já foi feita uma audiência em Londrina. Haverá mais dois encontros em Maringá e também uma futura conferência na cidade sobre o PDUI.
• RMM
- Área: 5,9 milhões km²
- População: cerca de 1 milhão de habitantes
- Cidades:
Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Floresta, Doutor Camargo, Itambé, Astorga, Ivatuba, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Cambira, Presidente Castelo Branco, Flórida, Santa Fé, Lobato, Munhoz de Mello, Floraí, Atalaia, São Jorge do Ivaí, Ourizona e Nova Esperança.
(Foto: Marquinhos Oliveira/CMM)