Ricardo Duarte/Inter
Em um clássico muito disputado, o Internacional empatou em 2 a 2 com o Grêmio na noite de sábado, na Arena, em jogo válido pela sexta rodada do Gauchão. O Colorado foi valente, pois largou em desvantagem na etapa inicial e conseguiu buscar a virada no começo do segundo tempo, com gols de Roberson e Brenner. No entanto, o adversário empatou novamente, resultado que mantém o Inter na quinta posição, com sete pontos.
Na próxima quarta (8), o desafio é pela 3ª fase da Copa do Brasil, diante do Sampaio Corrêa, no Maranhão. Pelo campeonato estadual, próximo jogo é contra o Juventude, dia 12, em Caxias do Sul.
Escalação
A semana foi de preparação intensa para o primeiro clássico da temporada. Estreante em Gre-Nais, o técnico Antonio Carlos Zago se valeu, inclusive, de dois treinos fechados para definir o time que iniciaria o duelo. Assim, a escalação foi conhecida somente momentos antes do confronto.
Dúvida até o último momento em virtude de um desconforto muscular, o capitão D'Alessandro iniciou entre os titulares. Na zaga, o 'prata da casa' Léo Ortiz debutou no Gre-Nal. O Inter começou com: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Paulão e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Charles, Uendel e D'Alessandro; Carlos e Brenner.
Jogo truncado
A partida começou com todos os ingredientes inerentes ao tradicional encontro: marcação forte, disputa intensa pela bola e muitas faltas. Ambos os times tentavam encontrar espaços em campo para chegar ao ataque, mas os caminhos estavam bloqueados.
A primeira finalização foi do adversário, aos 10min, em chute longo de Bolaños defendido por Danilo Fernandes.
Desvantagem no placar
O Inter ameaçou aos 19min: D'Alessandro cruzou da esquerda e a bola só não chegou aos atacantes porque Marcelo Grohe saiu providencialmente do gol para fazer a interceptação.
Aos 21min, o Colorado trocou passes dentro da área tricolor, mas não conseguiu a conclusão. Ato contínuo, em rápido contra-ataque, o Grêmio abriu o placar com Bolaños, em chute indefensável da entrada da área.
Em busca do empate, o Inter procurava valorizar a posse de bola, mas encontrava dificuldades em fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque. Aos 40min, uma boa chance: Carlinhos soltou a bomba e Grohe espalmou para a frente. O Grêmio, por sua vez, seguia levando perigo nos seu avanços ofensivos.
Inter muda no intervalo e faz 2 a 1
No intervalo, Zago promoveu duas mudanças, colocando Roberson e Nico López nos lugares de Charles e Carlos. As alterações surtiram efeito e o Inter lançou-se ao ataque.
Aos 10min, após envolvente troca de passes, a bola sobrou para Roberson, que chutou com qualidade para empatar o clássico. Foi o segundo gol do atacante com a camisa colorada. Dois minutos depois, a virada! O ataque, mais uma vez, passou com facilidade pela defesa tricolor e Brenner chutou na saída de Grohe para fazer 2 a 1. Foi o sétimo gol do atacante em sete partidas.
Novo empate
Aos 16min, Barrios - que minutos antes havia entrado na vaga de Pedro Rocha - cabeceou e Danilo fez boa defesa. Aos 23min, Fernandinho, que também havia ingressado no jogo no lugar de Michel, disparou forte chute e empatou novamente o Gre-Nal. 2 a 2.
A partir de então, disputado sob forte chuva, o duelo ficou novamente truncado. O Inter se fechou na defesa e passou a apostar nos contra-golpes. Nos minutos finais, porém, o Grêmio esboçou pressão, mas o atual hexacampeão gaúcho conseguiu sustentar o empate fora de casa.
"Demonstramos que o Inter é muito grande, não pelo empate, mas porque jogamos com muita grandeza hoje", avaliou D'Alessandro. (InterOficial)