Maringá investe em metodologia de ensino inovadora e moderna para a rede municipal de ensino. Como parte das ações para garantir uma educação com foco na tecnologia, a Prefeitura de Maringá inicia nesta terça, 24, a distribuição de notebooks educacionais para os professores da rede. As primeiras unidades serão entregues para os professores da Escola Municipal Celestin Freinet, no Jardim Olímpico, que será inaugurada nesta terça, às 15h.
No total, são 3,3 mil equipamentos da marca HP para atender todos os profissionais. A Prefeitura de Maringá já recebeu a primeira remessa com mais de 1,5 mil notebooks educacionais que serão distribuídos para os professores da rede municipal. O restante dos equipamentos será entregue pela empresa em breve. Além dos profissionais, todas as 116 unidades de ensino receberão um notebook cada.
O investimento, de cerca de R$ 17 milhões, é mais uma iniciativa da gestão municipal para proporcionar avanço profissional para os professores e contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. “Com os notebooks educacionais reforçamos o compromisso de trabalhar por uma educação de qualidade para todos”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
O início da entrega dos equipamentos na nova escola tem um simbolismo ainda maior, já que o espaço leva o nome do pedagogo Celestan Freinet, importante pesquisador sobre a relação das tecnologias midiáticas e a educação. Para a secretária de Educação, Tania Periotto, os equipamentos contribuem para aliar, cada vez mais, a tecnologia e o processo de aprendizado.
Os estudantes da rede municipal já têm acesso a notebooks que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Em 2019 a Prefeitura de Maringá disponibilizou o equipamento para uso dos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de educação. Cada unidade de ensino recebeu 37 notebooks, em um total de 1.885 aparelhos para atendimento a cerca de 1,8 mil educandos.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)