Offline
Cidade de Londrina realiza 10ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
09/06/2022 09:48 em Notícias do Paraná

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), promovem nesta quinta-feira (10), a partir das 13h30, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Em 2022, o tema do evento é “O papel do sujeito (idoso) no processo de envelhecimento”. As atividades serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Norte, que fica na rua Luís Brugin, 570, esquina com avenida Saul Elkind, no Conjunto Maria Cecília.

Qualquer pessoa pode participar gratuitamente da 10ª Conferência enquanto observador, devendo se inscrever até o dia do evento, caso restem vagas. Quase a totalidade das vagas já estão preenchidas, entre público geral e aqueles inscritos como delegados e candidatos a membro do CMDPI.

Às 12h30, será feito o credenciamento no local do evento, às 13h30 ocorre a abertura oficial, e às 13h50 haverá o momento para leitura e aprovação do Regimento Interno. Já às 14h10 a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da cidade de Pato Branco, Maria de Lourdes Bernartt, irá ministrar a palestra com o tema da conferência, “O papel do sujeito (idoso) no processo de envelhecimento”.

A docente está em Londrina para uma série de atividades, incluindo a apresentação do programa internacional Cidade Amiga do Idoso, parte de uma rede global da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao qual a gestão do prefeito Marcelo Belinati busca adesão.

Na segunda parte do evento, após um coffee break às 15h15, terá início, às 15h30, os debates e aprovação das propostas apresentadas durante as sete pré-conferências realizadas, entre abril e maio deste ano, em todas as regiões de Londrina – zonas Sul/ Central; Leste; Oeste; Rural; Norte; além da Rede de Serviços e um encontro virtual. Cerca de 260 pessoas participaram.

Ao todo, foram elencadas 61 propostas a serem abordadas, a partir de sete eixos: Saúde; Assistência e Previdência Social; Moradia e Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Enfrentamento à Violação de Direitos; e os Conselhos de Direitos.

Ainda haverá, às 17h45, a eleição para a escolha dos membros que irão compor a próxima gestão do CMDPI, no biênio 2022-2024. Os candidatos indicados serão apresentados e, posteriormente, será feita a apuração dos votos e apresentação dos integrantes eleitos. No total, o Conselho é composto por 24 membros, sendo metade da sociedade civil – que será escolhida amanhã – e a outra de representantes do poder público municipal, indicados posteriormente pelo prefeito.

No evento, ainda será realizada a eleição dos delegados para a próxima Conferência Estadual do Idoso. O encerramento da 10ª Conferência Municipal será às 18h45.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, destacou que a Conferência Municipal é um momento fundamental para discutir a participação do idoso, e de toda a população, na construção de uma cultura e sociedade que promovam ações, programas e projetos para a efetivação deste processo. “Isto inclui o aprimoramento das políticas públicas voltadas a essa população. E é na conferência que são aprovadas as propostas municipais da política de atenção à pessoa idosa apresentadas nas pré-conferências, no âmbito de políticas públicas para saúde, educação, assistência social, moradia, cultura, lazer e outras, norteando os planejamentos estruturados pelos gestores públicos e sociedade civil”, afirmou.

Segundo o presidente do CMDPI, Dácio Villar, as etapas de pré-conferências tiveram ampla participação e representação popular, provenientes de todas as regiões da cidade. “Foram sete encontros onde tivemos a participação da comunidade, das equipes de trabalho e técnicos de todas as secretarias envolvidas com as políticas para as pessoas idosas. A participação foi muito boa, com propostas significativas aprovadas, e amanhã teremos o fechamento com a Conferência principal. Trata-se do momento mais importante do CMDPI, onde há contato direto com a população e podemos debater e aprovar as propostas, além de renovar o quadro do Conselho”, analisou.

(Texto: N.Com. PML. Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!