O fim de semana foi de muita comemoração para o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera no ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, o maior torneio oficial de Beach Tennis do mundo. No domingo (19), o líder do ranking mundial foi campeão de Duplas Mistas, ao lado da italiana Flaminia Daina - sétima do mundo. Na final, disputada na quadra central do evento, na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, o espanhol e a italiana derrotaram o brasileiro Vini Font (13º) e a alemã Maraike Bilgmaier (10ª) por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/2. No sábado (18), Antonio Miguel foi campeão nas duplas masculinas, com o também italiano Michele Cappelletti - parceiro técnico da Decathlon.
“Torneio incrível, com uma estrutura maravilhosa. Espero que todos Sand Series sejam assim e quero aproveitar para agradecer pelo brilhante trabalho que está sendo feito no Brasil pelo esporte”, ressaltou o campeão. "A iniciativa de criar o ranking de dupla mista é muito boa e torço para que cresça ainda mais, pois é uma categoria estratégica, mental e tática”, completou Antonio Miguel.
O jogo que definiu os campeões de duplas mistas encerrou o torneio, que desde quarta-feira (15) transformou Brasília (DF) na capital mundial da modalidade. O evento reuniu os melhores jogadores do mundo, vindos de 17 países, em uma arena de 10.000 m², com 11 quadras, ao lado do estádio Mané Garrincha. No feminino, as campeãs foram as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile, sexta e terceira no ranking. O torneio reuniu 120 jogadores no profissional. E teve, ainda, 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.
Ao longo dos dias, paralelamente aos jogos, o público contou com atendimento personalizado e áreas como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais.
Brasil, centro mundial do Beach Tennis - O Brasil é hoje o centro mundial do Beach Tennis, o esporte que mais cresce no planeta. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competiçã no Distrito Federal.
Uma das principais novidades para este ano foi a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chegou ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis. A empresa marcou presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.
O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 foi apresentado pelo Banco BRB, com patrocínio máster da Decatlhon e apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento teve o patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, contando também com o apoio do SESC, do Grupo Lig, da Reitec Fibra, da Granado, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto e do Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
Um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.
(Foto: Marcelo Zambrana/Sand Series Decathlon)