Em manhã de frio, Vamos Passear leva lazer e qualidade de vida para mais de 4.000 pessoas em São Paulo
20/06/2022 09:45 em Ciclismo

O frio de 13 graus das primeiras horas da manhã não tirou a animação de mais de 4.000 pessoas que estiveram no Novo Vale do Anhangabaú no domingo (19) para participar da etapa de São Paulo do Vamos Passear. Em um dia nublado, as camisetas amarelas do evento tomaram conta da região central da Capital Paulista, com os participantes realizando o percurso com suas bikes, patins, skates ou caminhando. A edição 2022 do Vamos Passear termina no próximo domingo (26), com a inédita etapa de Recife (PE), após passar por Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Vamos Passear voltou à capital paulista após três anos. A primeira edição foi em 2019, antes da pandemia da Covid-19. E mais uma vez levou muito lazer, diversão e qualidade de vida para os participantes de todas as idades, em suas quatro modalidades, com benefícios para a mente e para o corpo, afastando o sedentarismo. As primeiras a largar foram as bikes, para um percurso de 8 km, seguidas dos patins, skates e, por último, a caminhada, todos com 3 km. Inclusivo, o evento é voltado também para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva.

Pedal em família - A família do gestor de TI, Rogério Reimão, pedalou unida. Rogério, sua esposa Ana Paula e a filha Julia acordaram cedo e vieram da zona norte para participar do Vamos Passear no centro da Capital. “Eu ando de bike há muito tempo, mas desde o início deste ano passei a pedalar diariamente. Gostei muito do evento, bem organizado”, afirmou Rogério.

Com patins, uma caminhada dupla. O entregador Reginaldo Soares é maratonista e o percurso da caminhada, de 3 km, foi tranquilo para ele. Tanto que fez o trecho duas vezes. Acompanhou a filha Vitória, que largou de patins, e depois repetiu o percurso para encontrar os amigos de São Miguel, na zona leste, que estavam caminhando. “Saí junto com a Vitória e só acelerei um pouco nas descidas quando ela aumentou a velocidade nos patins. Depois fomos encontrar nossos amigos de corrida”, contou animado, enquanto organizava a foto do grupo.

Patinadores agitam evento - Patinadores de Guarulhos também vieram animados para o evento. O Gru Rollers, grupo de patinadores da cidade da região metropolitana de São Paulo, esteve entre os participantes do Vamos Passear. O comerciante Rubens Roberto de Matos é um deles e explicou, ao lado da mulher Miriam e do filho Lucas, patinadores como ele, que praticam o esporte em dois locais de sua cidade, no Cecap e na Vila Galvão. “Após a pandemia, o pessoal se animou novamente e eu voltei a patinar depois que ganhei um novo da minha esposa”, explicou. “O evento estava sensacional e devia ter um por mês para tirar o pessoal do sedentarismo”, completou.

Marco Antonio Lima de Paula, sua irmã Nicole e a namorada Giulia também vieram de Guarulhos para o skate e a caminhada. Nicole pratica corrida, mas neste domingo veio andar de skate, junto com o irmão. “O skate é mais hobby, eu gosto mesmo é de correr, mas foi bem legal andar aqui, num evento tão bem organizado”, afirmou. Giulia fez a caminhada e acompanhou a dupla de skatistas.

Quem esteve no Novo Vale do Anhangabaú contou, também, com diferentes atividades ao longo do evento: Espaço Saúde, com aulas de yoga, pilates, alongamento e dança; Espaço Kids, com aulas de patins, skate e bike; além de poder conferir as atrações do Espaço Mecânica.

O Vamos Passear é patrocinado pela Brasilprev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com organização da Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Eventos e apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Etapas de 2022
- 01/05 – Salvador (BA) -  Praça de Piatã

- 15/05 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek
- 05/06 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana,
- 19/06 – São Paulo (SP) - Novo Vale do Anhangabaú – Centro
- 26/06 – Recife (PE) - Cais da Alfândega (Recife Antigo)

Sobre a Olimpíadas Especiais Brasil - Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos, John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

Filosofia - A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores - A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB são apoiadas por nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Sobre a Brasilprev - Com 28 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 318 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,4 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

(Foto: © luiz.doroneto/ adorofoto)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!