Offline
Guarda Municipal Escolar de Londrina realiza formatura
22/06/2022 22:29 em Notícias do Paraná

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a formatura de 46 alunos de duas turmas dos quartos anos da Escola Municipal Anita Garibaldi, região leste. Eles participaram do projeto “Guarda Municipal Mirim”, ministrado pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC). O projeto teve início no ano de 2014 e até o momento já formou aproximadamente 1.500 crianças de dezenas de escolas municipais da cidade.

Neste ano, as atividades começaram no mês de março. Durante quatro meses, os guardas municipais trabalharam as seguintes temáticas: Regras, Cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas; Bullying; Perigos da Internet e Cyberbullying; Violência Intrafamiliar; Segurança no Trânsito e Disciplina. Houve inclusive atividades de Ordem Unida. O objetivo principal deste trabalho é apresentar medidas que possam colaborar com os futuros cidadãos.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, agradeceu o reconhecimento do trabalho feito pela Guarda Municipal. “A gente se emociona ao ver as crianças. Acreditamos que as crianças vão chegar em casa e levar tudo que aprenderam sobre respeito e educação.  Quem participou do projeto sai diferente de quem ainda não conhece a atividade. Hoje os formados têm uma responsabilidade, pois se tornaram um pedacinho da Guarda Municipal”, pontuou.

A secretária de educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, acredita na força do projeto. “Esse retorno é fundamental para nós. A gente está muito feliz com o resultado da volta do projeto formando duas turmas. De forma geral é um aprendizado para a vida dessas crianças. Elas não vão esquecer tudo que foi dito, isso transforma a realidade dessas crianças. Tinha muito pai e muita mãe assistindo e isso é impactante”, afirmou.

O vice-prefeito João Mendonça esteve presente na solenidade e parabenizou a GM. “É fantástica a formatura desses alunos. Tudo que eles viram nesses quatro meses vai servir para toda a vida. Eles vão sempre lembrar desse momento que se somará aos outros momentos importantes que eles terão na vida. A nossa querida Guarda Municipal está de parabéns, juntamente com a direção do secretário Pedro Ramos. Não é de hoje que a instituição vem prestando um trabalho para nossa cidade. Todos os seguimentos que a Guarda atua é um sucesso”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Anita Garibaldi, Artemis Torres Nascimento, se encantou com o trabalho. “Estou extremamente encantada com o trabalho da GM. A experiência foi bastante significativa, não só pela disciplina ou obediência, mas principalmente pela educação das crianças para a vida. Educando para o dia a dia com relação à postura, respeito, conhecimento e patriotismo. É um trabalho inigualável. O pessoal da guarda é fantástico”, agradeceu.

Estiveram presentes na solenidade, também os vereadores Jairo Tamura e Eduardo Tominaga.

Demais formaturas

Na segunda-feira, 27 de junho,  às 14h, acontecerá a formatura de 59 alunos da Escola Municipal Professor Helvio Esteves, localizada na rua João Panchoni, 40, Jardim Beleville, região norte.

Na quinta-feira, 30 de junho, às 19h, é a vez da formatura de 52 alunos da Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, localizada na rua Camilo Simões, 440, Jardim Universitário, região oeste.

Na sexta-feira, 1º de julho, às 16h, é a formatura de 53 alunos da Escola Municipal San Izidro, localizada na rua Maria de Oliveira Mello, 285, Jardim San Izidro, região leste.

(Texto: N. Com. PML. Foto: Bruno Amaral/Defesa Social)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!