Offline
Prefeitura de Londrina realiza curso para profissionais que atuam em acolhimentos institucionais
22/06/2022 22:34 em Notícias do Paraná

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está promovendo o curso “Saúde Mental com ênfase na Dependência de Substância Psicoativa: Um Olhar para a Pessoa em Situação de Rua e em Acolhimento”. A atividade é voltada para os profissionais que atuam em acolhimentos institucionais de Londrina, atendendo a população em situação de rua, visando um atendimento mais qualificado. Ao todo, serão realizados cinco encontros para a primeira turma, que contará com cerca de 40 participantes.

Cada encontro trará um tema diferente e será sempre no auditório da Unicesumar (avenida Santa Mônica, 450), das 13h30 às 18 horas. A primeira ação acontece hoje (22), com o tema “Medicação no tratamento da dependência química e indicação de internação psiquiatra”, com o médico psiquiatra Edilson Augusto Alves de Amorim Pereira, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas. A secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, estará no local para falar com os participantes e o secretário de Saúde, Felippe Machado, que está em Curitiba, gravou um vídeo de boas-vindas para os cursistas.

Segundo a secretária de Assistência Social, é muito importante trabalhar o tema específico da pessoa em situação de rua e o uso de substâncias psicoativas, abordando como isso contribui para a não-superação da condição de rua destas pessoas. “Uma das maiores dificuldades deste público é o uso deste tipo de substância. Muitas vezes, a pessoa já é levada para as ruas devido ao uso de substâncias psicoativas. Isso nos traz a certeza de que não precisamos somente da política de assistência social, precisamos de políticas transversais, ou seja, temos que atuar em conjunto com outras políticas, para que haja a superação da situação de rua. E uma das principais áreas é a da saúde, porque além do uso de substâncias há também a questão da saúde mental, os problemas psiquiátricos, que precisam ser trabalhados”, apontou Micali.

Programação – O segundo encontro será no dia 29 de junho, com a terapeuta ocupacional Geniela Lopes Solano Lélis, do CAPS Álcool e Drogas. Ela abordará o tema “Organização do espaço dentro do acolhimento e a importância da terapia ocupacional”. A terceira atividade será no dia 6 de junho, sobre “Manejo da pessoa em situação de rua/dependência química”, com a assistente social do CAPS Álcool e Drogas, Márcia Avelar.

O quarto encontro ocorrerá no dia 13 de junho, com uma apresentação da Atenção Primária em Saúde e Consultório na Rua, com a equipe da Atenção Básica da SMS. Por fim, o quinto e último encontro será no dia 20 de julho, com o psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Sérgio Belon, que abordará o tema “Codependência Institucional”.

Próxima turma – Após a finalização dos cinco encontros, o curso será ofertado para mais uma turma, com outras 40 vagas. O público-alvo também são os profissionais que atuam em acolhimentos institucionais de Londrina, para a população em situação de rua. Para participar é necessário se inscrever antecipadamente, pela Escola de Governo de Londrina, (clique aqui). As inscrições já estão abertas.

(Texto: N. Com. PML. Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!