Offline
MCTI anuncia em Londrina programas e projetos nas áreas de ciência e tecnologia
23/06/2022 23:00 em Notícias do Paraná

Na manhã desta quinta-feira (23), diretores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) estiveram em Londrina, na sede da Prefeitura, para divulgar os projetos da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC), como a Chamada Pública Nº 05/2022 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022. A edição deste ano vai disponibilizar R$ 10,5 milhões para apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência.

Estiveram em Londrina, o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras; e a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações do MCTI, Silvana Copceski. Eles apresentaram os projetos para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, que representou o prefeito Marcelo Belinati na solenidade, diretores de escolas, professores da rede pública e vereadores. O encontro foi articulado pela deputada federal Luísa Canziani.

O diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras, disse que é fundamental conscientizar o cidadão comum sobre a importância do investimento em ciência e despertar, nas crianças e professores, a vontade de perseverar, estudar e ingressar nas carreiras científicas e tecnológicas. “O progresso do país depende disso, há estudos que mostram que, se nada for feito, em 2030 o Brasil vai ter 1 milhão de vagas em profissões altamente específicas, como programação de computadores, por isso a importância de despertar isso nas crianças. A nossa secretaria está trazendo uma série de programas que só dependem de mobilização e engajamento, a maioria gratuitos, por isso queremos impregnar Londrina com essa energia positiva”, explicou.

Como exemplos, Lavouras citou os programas de divulgação científica realizados em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), como o Caça Esteroide, acessível desde o Fundamental I, e o Imagens do Céu Profundo, totalmente gratuito e acessível para qualquer escola. “Temos, ainda, as Olimpíadas do Conhecimento, para o Fundamental I e II e Ensino Médio, totalmente gratuitas também, entre outros programas”, contou.

Com relação ao edital da SNCT, o diretor disse que a intenção da divulgação é qualificar os proponentes para que eles entendam como funciona o edital. “Isso é muito importante porque muitas vezes a pessoa não sabe como funciona a burocracia, então queremos atenuar essa barreira, para que mais escolas e prefeituras possam participar”, frisou.

A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, contou que em Londrina muitas escolas da rede municipal são tecnológicas e disse que a tendência é que isto se amplie. “Já temos um ambiente de inovação bem bacana nas escolas municipais e com a possibilidade de participar da Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia teremos mais uma chance para acessar recursos para o desenvolvimento de ações nestas áreas”, apontou.

A diretora da Escola Municipal Carlos Dietz, Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa, esteve presente na solenidade e destacou a importância do incentivo à ciência e tecnologia. “A tecnologia é uma tendência dos tempos atuais e associada à ciência as crianças se interessam muito mais. Este edital da SNCT vai trazer recursos, as escolas poderão apresentar projetos, e isso vai proporcionar, às unidades escolares, mais possiblidades de oferecerem um ensino de qualidade para os alunos”, afirmou.

Sobre a chamada pública – Os eventos realizados por meio da Chamada Pública Nº 05/2022 poderão ser presenciais ou virtuais, deverão ser gratuitos, abertos à comunidade e ocorrer durante o período de realização da 19ª SNCT. Eles devem ter a finalidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, e ter como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Podem participar prefeituras municipais, alunos e professores da educação fundamental, do ensino médio, do ensino profissionalizante/técnico da rede pública ou particular; escolas e instituições localizadas. A intenção é apoiar a realização da semana da ciência em todo o país e em todas as esferas municipal, estadual e distrital. Mais informações do edital podem ser conferidas na página do CNPq (aqui) e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de julho.

As atividades da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todo o país ocorrerão de 17 a 23 de outubro, enquanto o evento no Distrito Federal será promovido entre 21 e 27 de novembro. Esta edição tem como objetivo refletir sobre a independência do país, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do país desde então.

(Texto: N. Com. PML. Foto: Vivian Honorato/N. Com. PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!