A equipe brasileira fez bonito no Campeonato Pan-Americano de Esgrima, categorias cadete e juvenil, realizado em Havana, Cuba, entre os dias 1º e 7 de março. Ao todo, foram seis medalhas: um ouro, duas pratas e três bronzes.
Grande parte da seleção é formada por atletas de Curitiba, cidade que tem um dos mais fortes polos de espada do país. Quatro atletas da capital paranaense, todos representantes da Academia Mestre Kato, trouxeram medalhas: Alexandre Camargo, Gabriel Bonamigo, Fabrizio Lazaroto e Leopoldo Gubert foram bronze na disputa de espada por equipes. Gubert também trouxe para casa o bronze na competição individual de espada.
Os quatro são bolsistas do Talento Olímpico do Paraná - realização do Governo do Estado, com o patrocínio da Copel - desde o início do programa, o que prova que investimento a longo prazo gera frutos e medalhas de nível internacional. Alexandre Camargo, por exemplo, esteve na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele competiu na prova de espada por equipes. (SEET)