Offline
Evento em Maringá estimula entrada de pequenos negócios no mercado de compras públicas
29/07/2022 09:31 em Notícias de Maringá

O Sebrae Paraná realiza, em Maringá, nos dias 6 e 7 de julho, o Fomenta PR – Inovação e Tecnologia em Compras Públicas e Licitações, voltado para o público da região Noroeste. O objetivo é promover a participação de Micro e Pequenas Empresas, microempreendedores individuais e agricultores familiares em editais de licitações e compras públicas de prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos. Para isso, haverá capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e outras novidades tanto para empreendedores como para gestores públicos.

Quem deseja aprender mais sobre como concorrer em editais de licitações e também ampliar as chances de negociar com grandes empresas, podem se inscrever, gratuitamente, pelo formulário: forms.office.com/r/w5ybtHfDV9. O evento para esse público será no dia 6, a partir das 8h15, no Sebrae, em Maringá. Neste dia, haverá encontro de oportunidades com 10 prefeituras, que apresentarão suas demandas de produtos e serviços.

Já gestores públicos interessados em impulsionar o desenvolvimento de seus municípios, ao comprar mais de empresas locais, participam no dia 7, no Sebrae, em Maringá, a partir das 8h15. As atividades incluem apresentação de aspectos legais e orientações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Quem não se inscreveu para a participação presencial, pode acompanhar conteúdos sobre o tema pelo site: www.sebraepr.com.br/fomentaparana.

“O intuito é promover conhecimento, troca de experiências e impulsionar o desenvolvimento de negócios e dos municípios por meio das compras públicas. Há legislação que respalda preferência de compras de pequenos negócios locais, mas por vezes os potenciais fornecedores desconhecem como participar ou falta divulgação dos órgãos compradores”, diz o consultor do Sebrae Paraná, Sandro Nasser.

Para se ter ideia das oportunidades que esse mercado representa, em 2021, o volume de compras dos municípios do Noroeste do Paraná foi de R$ 2,4 bilhões, sendo que 45% (1,1 bilhão) representam compras de empresas do território. São 20 mil empresas do Noroeste que vendem para os municípios, das quais 12 mil (60%) são Micro e Pequenas Empresas (MPE). Em se tratando de compras de empresas de fora do Estado, como São Paulo e Santa Catarina, os municípios do Noroeste adquiriram R$ 230 milhões em produtos e serviços. Os dados são do TCE-PR.

A participação dos pequenos negócios locais no total de compras pode aumentar.  “Quando um município aumenta o volume de compras de empresas locais, mais recursos giram no município, promovendo mais desenvolvimento socioeconômico, emprego e renda”, frisa Nasser.

O Sebrae em Maringá fica localizado Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116. O evento ainda terá talk shows com empresários que possuem experiência em fornecer produtos e serviços por meio de editais e licitações.

Fomenta Paraná

O Fomenta Paraná tem programação em todas as regionais do Estado, com foco em atualizar pequenos negócios e gestores públicos sobre o mercado de compras públicas. A inciativa tem apoio do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) e Escola de Gestão do Paraná (EGP/PR), além de parceria com o Portal de Compras Públicas e da Conlicitação.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site: www.sebraepr.com.br/fomentaparana.

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!