Offline
Prefeitura de Maringá realiza conferência pública sobre ordenamento territorial
03/08/2022 11:35 em Notícias de Maringá
Como mais uma iniciativa da gestão municipal para envolver a comunidade nas discussões sobre o desenvolvimento da cidade, a Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), realizou na noite desta segunda-feira, 1º, na Câmara de Vereadores, uma conferência pública sobre ordenamento territorial. Participaram 109 pessoas, entre observadores e com direito ao voto.
 
Durante a conferência, a comunidade discutiu sobre a desafetação de áreas públicas, ou seja, a alteração da destinação original do bem público. No caso da conferência, foram transformadas ruas e avenidas, que já não cumpriam as características originais previstas, em imóveis do município. 
 
Também foi abordado sobre a supressão de diretrizes viárias, onde havia originalmente a previsão de abrir uma rua e foi verificado que a proposta não é a melhor solução ao sistema viário atual, além da alteração de macrozoneamento, para mudança de regiões que já não atendem a função original.
 
Após a discussão, os inscritos com direito ao voto, totalizando 48 pessoas, entre representantes do poder público e sociedade civil, votaram pela aprovação dos processos sem nenhuma alteração. A partir de agora, as mudanças, fundamentadas pela lei municipal n° 8508/2009, serão encaminhadas para aprovação na Câmara de Maringá.
 
A diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, destaca que a conferência foi importante e aproximou, ainda mais, a comunidade das decisões que impactam no desenvolvimento da cidade. “Foi uma discussão democrática e participativa. Tivemos a participação popular, fundamental nesse debate, e os momentos em que ouvimos opiniões contrárias e favoráveis para debatermos juntos as sugestões”, afirma.
 
Participaram da conferência representantes do Executivo e Legislativo, como secretários municipais e vereadores, movimentos sociais e populares, sindicatos de trabalhadores, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e conselhos profissionais.
(Texto: Murilo Saldanha. Foto: Mileny Melo/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!