Maringá registra 1º caso de varíola dos macacos
03/08/2022 22:57 em Notícias de Maringá
Maringá, que já está capacitando profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (monkeypox) desde o início de julho, confirmou o primeiro caso da doença. Os exames laboratoriais confirmatórios foram divulgados nesta quarta-feira, 3. 
 
O paciente é um homem, entre 30 e 40 anos, que apresentou sintomas compatíveis com a doença e foi atendido em um hospital privado da cidade. Ele está estável, em isolamento domiciliar, e sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. Pessoas que tiveram contato direto com o paciente também estão em observação. 
 
Não há outros casos em investigação em Maringá. Os três casos suspeitos de monkeypox que haviam sido registrados na cidade em julho foram descartados após a conclusão de exames laboratoriais.
 
Capacitação - Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde realizou três capacitações para profissionais das redes pública e privada para a detecção e diagnóstico precoce da doença. O treinamento foi aberto para médicos e enfermeiros dos 30 municípios de abrangência da 15ª Regional de Saúde. Ao longo dos próximos meses, novas capacitações serão realizadas pela Saúde.
 
“Já capacitamos mais de 200 profissionais da saúde, com foco na preparação e resposta a uma possível emergência sanitária. Esses profissionais estão prontos para atender, monitorar e encaminhar os casos suspeitos da doença”, frisa o secretário de Saúde, Clovis Melo.
 
Monkeypox - A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.
(Texto: Lethícia Conegero. Foto: PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!