Prefeitura de Maringá recebe novo equipamento e intensifica fiscalização de poluição sonora
13/08/2022 13:05 em Notícias de Maringá
Para intensificar a fiscalização contra a poluição sonora, a Prefeitura de Maringá recebeu um novo sonômetro, instrumento voltado para medição de níveis sonoros. Na última quinta-feira, 11, agentes fiscais e técnicos do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) participaram de capacitação sobre a utilização do equipamento, que atende às novas exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  
 
O novo aparelho começará a ser utilizado neste fim de semana no monitoramento de estabelecimentos para aferição sonora. A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, explica que o sonômetro é importante para que as equipes possam verificar se o nível de som do ambiente se enquadra nos padrões sonoros permitidos.
 
“Com esse equipamento, vamos ampliar a quantidade de ocorrências atendidas e atuar de forma mais intensa para coibir a poluição sonora”, afirma a diretora-presidente. Além disso, ela destaca que a capacitação é fundamental para que os servidores compreendam sobre o funcionamento do equipamento, os pontos de medição e também aspectos legais para fiscalização. 
 
O Instituto Ambiental de Maringá é responsável pelo monitoramento de estabelecimentos com atividade sonora e que têm reclamações ou denúncias registradas na Ouvidoria Municipal. Além disso, fiscaliza o horário de encerramento das atividades sonoras com a aferição de ruído por meio do sonômetro. O limite máximo de ruídos é estabelecido pela lei municipal nº 218/97, que aplica as regras da  ABNT, e depende do local e período do dia, variando de 35 a 70 decibéis.  
 
O IAM realiza operação noturna semanalmente nas sextas-feiras e sábados, dias de maior ocorrência de reclamações, e participa da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) em conjunto com outras secretarias e órgãos de segurança. Neste ano, as equipes realizaram 15 plantões de fiscalização ambiental noturna e participaram de cinco operações AIFU. No total, cerca de 155 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 30 seguem monitorados por ainda haver reclamações.
(Murilo Saldanha/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!