Offline
Prefeitura de Maringá lança ′Programa Rio Limpo′
16/08/2022 22:30 em Notícias de Maringá
Para envolver a comunidade e empresas na preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Maringá lançou nesta terça-feira, 16, o ′Programa Rio Limpo′. A iniciativa do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) intensifica o monitoramento da qualidade da água dos córregos urbanos e reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável. O projeto já começou na bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul e deverá contemplar as 16 microbacias da cidade, totalizando 75 km de córregos.
 
Com apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), o programa vai mapear as bacias para identificar os desafios e estruturar políticas públicas de preservação. As equipes do IAM vão realizar vistorias nos locais para mapear possíveis situações de erosão, sistemas de drenagem danificados, lançamentos de esgoto e de resíduos irregulares e a existência de áreas de preservação permanentes degradadas. 
 
Durante o lançamento, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário assinaram um manifesto em defesa dos córregos urbanos. O vice-prefeito Edson Scabora destacou a importância da participação de todos os segmentos da sociedade na promoção de práticas sustentáveis. “Todo mundo aqui gosta demais de Maringá e quer o bem da nossa cidade, o que faz toda a diferença na qualidade de vida do nosso município”, afirmou. 
 
Para a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, o projeto é o início de uma grande transformação nas iniciativas do município para preservação do meio ambiente. “Esse é um projeto de vida e prepara Maringá para o futuro. Quem trabalha com a água, contribui para a melhoria da qualidade de vida da nossa geração e das futuras gerações. Com isso, além de ′Cidade Verde′, Maringá se reforça como a ′Cidade Água′”, destacou.  
 
Também estiveram presentes no lançamento do ′Programa Rio Limpo′ secretários municipais, o vereador Sidnei Telles, representante da Câmara de Maringá, o promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, Rafael Januário Rocha, e o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Marcelo Félix.
 
Resultados - As equipes do Instituto Ambiental de Maringá já realizaram levantamentos iniciais na bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul e coletaram amostras da água em três locais. Segundo a diretora-presidente do IAM, em um dos locais foi identificado descarte irregular de resíduos, além de pontos de erosão. 
 
A partir de agora, as equipes vão realizar visitas técnicas nas empresas localizadas no Parque Industrial Bandeirantes, região da bacia. Nesta terça-feira, 16, após a cerimônia de lançamento, técnicos do IAM e do Instituto Água e Terra (IAT) realizaram reunião com empresários para apresentação do programa. Atualmente, 104 empresas estão em operação no parque industrial.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Mileny Melo/MM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!