Offline
Após decisão da Anac, Aeroporto de Maringá está apto a operar cargas internacionais
16/08/2022 22:35 em Notícias de Maringá
Desde a última sexta-feira, 12, o Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior está apto a operar cargas internacionais. A liberação está prevista na portaria nº 8.846, publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 
 
“Estava faltando essa portaria para darmos sequência à internacionalização do aeroporto. O próximo passo é a homologação final da Receita Federal, que é o órgão que tramita a movimentação de cargas, e efetivamente colocar um Terminal Internacional de Cargas no Aeroporto Regional de Maringá”, explica o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende. 
 
A concessionária BHZ Log, que ganhou a licitação para operar o Terminal de Cargas (Teca), fará os procedimentos na Receita Federal, como trâmites de documentação, a parte alfandegária, softwares, segurança, entre outros. Em seguida, a Receita fará uma vistoria para homologar a liberação. 
 
A designação de “aeroporto internacional para operação de carga”, concedida pela Anac, vale por tempo indeterminando. A administração do Aeroporto Regional de Maringá se responsabiliza pelas operações aeroportuárias, seguindo padrões internacionais regulados pela Anac e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O operador da aeronave ou empresa deve comunicar o Aeroporto com antecedência de 72 horas sobre a operação a ser realizada. A tramitação e despachos aduaneiros são de responsabilidade da concessionária . 
 
A implantação de um Terminal Internacional de Cargas no Aeroporto Regional de Maringá faz parte dos projetos de ′Smart City” e de “Cidade Classe Mundial” da gestão Ulisses Maia. Além disso, vai impulsionar a economia de Maringá, com novas possibilidades de negócios para as empresas locais e a atração de investimentos de outras regiões.
(Texto: Andye Iore. Foto: Rafael Silva/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!