Duas empresas de Maringá, na região noroeste do Paraná, tornaram-se um só negócio. Após a fusão, oficializada neste mês de agosto, elas passaram a formar o Grupo Irrah, com a proposta de fornecer soluções práticas e mais acessíveis de omnichannel (estratégia de vendas que integra diferentes canais) para as pequenas varejistas de moda, empresas de software e prover tecnologia para negócios no WhatsApp.
No último ano, a Grands Sistemas cresceu 24% e a Four Pixel, seis vezes. A meta de crescimento do primeiro semestre foi atingida com folga por ambas as empresas, sendo que o objetivo, com a fusão, é, segundo o CEO do grupo, Cesar Baleco, crescer três anos em um. As soluções do grupo chegam a 23 países e 12 mil clientes.
A ideia de unir os negócios do ramo de software veio depois de uma série de oportunidades em que um tornou-se fornecedor do outro. De acordo com Baleco, com a junção os esforços tornam-se mais efetivos e as decisões, mais velozes. O empresário ressalta que o grupo agora conta com a expertise da Grands, há 18 anos no mercado, e com o perfil disruptivo da Four Pixel, startup aberta em 2018.
“Ficamos com um ecossistema para o varejo da moda e criamos um diferencial, que é uma integração nativa. O consumidor que nos procurava para realizar um projeto de vendas online. Além da sua necessidade atendida, imergimos o lojista no mundo da gestão e, com dados, há ganho de produtividade”, explica Baleco.
O grupo atende 1.200 empresas especializadas no desenvolvimento de softwares e aplicativos, as chamadas software houses, e planeja o lançamento de solução para potencializar o marketing dos clientes varejistas, para os quais o chamariz, hoje, é poder começar as primeiras vendas em menos de dez minutos após a aquisição do produto do grupo.
“O pequeno negócio que nos procura consegue colocar no ar seu e-commerce, com ferramentas de gestão, controle de estoque, marketing, entre outras, tudo funcionando em um só produto, em menos de 24 horas. E a um valor acessível, porque contratar esses serviços de forma separada acaba sendo mais custoso”, destaca Miriã Plens.
Apoio do Sebrae
A empresária ressalta que a trajetória empreendedora sempre esteve focada nas necessidades dos pequenos negócios. Exemplo desse esforço foi a busca por atendimento no Sebrae Paraná, onde os sócios participaram de consultorias e de programas como o Alto Potencial, cujo objetivo é acelerar negócios.
“Com o apoio do Sebrae, ganhamos maturidade para chegar onde chegamos e, agora, podemos mirar um futuro ainda mais promissor”, frisa Miriã.
Segundo o consultor do Sebrae Paraná, Nickolas Kretzmann, o caso do Grupo Irrah ilustra como o investimento nas potencialidades de um negócio é decisiva para o sucesso.
“Passamos a contar com um grupo que é referência em tecnologia de vendas para empresas da moda, porque os empreendedores sempre se mantiveram antenados às novidades e em busca dos ajustes necessários para sanar gargalos no negócio”, comenta o consultor.
Com o IPI, um produto de integração com o WhatsApp, o grupo passou a participar, recentemente, de um projeto do Sebrae Paraná, na região noroeste do Estado, que fomenta startups para tornarem-se unicórnios (negócios que atingem valor de mercado de US$ 1 bilhão).
(Assessoria)