A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), abre nesta segunda-feira, 22, as inscrições para acolhimento psicológico gratuito à população LGBTQIA+. Uma pesquisa realizada pelo município em 2021 mostra que 68% das 738 pessoas entrevistadas já sofreram algum tipo de LGBTFobia, incluindo violência física, verbal e/ou sexual em decorrência da orientação sexual ou identidade de gênero, e que 94,8% não denunciaram.
O secretário de Juventude, Emmanuel Predestin, reforça a importância dos acolhimentos. “O mapeamento feito pela Sejuc trouxe resultados importantíssimos para entender as dificuldades da população LGBTQIA+ e a necessidade da implementação do acolhimento psicológico para este público. Buscamos promover o bem-estar mental dessa população vulnerável socioeconomicamente”, finaliza.
O projeto de acolhimento psicológico à população LGBTQIA+ atende, preferencialmente, pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica (desempregadas ou sem condições financeiras). Para participar do projeto é necessário residir em Maringá e ter acima de 18 anos.
Realizado desde agosto de 2021, os encontros são reservados e acontecem na sede da Sejuc (Rua Luiz Gama, 89), de forma presencial. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, com duração de 50 minutos cada. Os profissionais de psicologia que atendem no projeto são voluntários.
Para se inscrever, é necessário preencher as informações do formulário online (acesse aqui) ou na sede da Sejuc. Os encaminhamentos irão respeitar a ordem da lista de espera.
(Gabriela Cadamuro/PMM)