Estão abertas as inscrições para o programa de capacitação gratuita Empreenda Como Uma Mulher, iniciativa do Sebrae Paraná, Coca-Cola Femsa Brasil e Prefeitura de Maringá. São 300 vagas para empreendedoras com negócios formalizados, em fase de formalização ou informais. As interessadas podem realizar o cadastro pelo site www.sebraepr.com.br/empreenda-como-uma-mulher/. O período para inscrição termina no dia 31 de agosto ou até que todas as vagas sejam preenchidas.
Durante cinco meses, as participantes terão acesso online a conteúdos sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, com soluções práticas para serem aplicadas imediatamente no negócio. Além disso, a proposta visa a estimular a criação de uma rede de apoio e fortalecimento entre as mulheres empreendedoras. O início das aulas está previsto para 6 de setembro.
“Os clientes querem experiência, estão mais exigentes, o que leva à necessidade de alta qualificação por parte de quem oferece produtos e serviços. Serão mil horas de capacitação. Queremos oferecer a ferramenta certa para a pessoa certa, fomentando iniciativas inovadoras mais qualificadas”, diz a consultora do Sebrae Paraná, Rosineide Pereira.
Segundo a vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Femsa Brasil, Camila Amaral, a companhia tem o compromisso de promover a equidade de gênero e gerar oportunidades reais para as mulheres.
“Nossa intenção é implementar ações concretas para melhorar as condições socioeconômicas das mulheres nas regiões onde a empresa atua. Acreditamos que os conteúdos definidos para os módulos do curso irão fazer a diferença na vida e nos negócios de empreendedoras paranaenses”, ressalta Camila.
Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Maringá, Terezinha Pereira, é produtiva a união do poder público com iniciativas como a da Coca-Cola Femsa Brasil e o Sebrae Paraná.
“Nos propusemos a incentivar políticas que, de fato, gerem oportunidades de trabalho, renda e empreendedorismo feminino. Essa parceria entre o público e o privado nos leva ainda mais longe, nos possibilita envolver um maior número de mulheres para empreender com segurança”, comenta Terezinha.
Temas
O curso terá os níveis básico, intermediário e avançado. Entre os assuntos, ferramentas para gestão do tempo, controle financeiro, fluxo de caixa, comunicação, leiaute de fachadas, controle de estoques, cobranças, engajamento e presença do negócio no mundo digital, marketing, planejamento, alimentos seguros, entre outros.
O projeto piloto do Empreenda Como Uma Mulher ocorreu no Rio Grande do Sul, com a qualificação de mais de 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana. No Paraná, será realizado em Maringá, com 300 vagas, e em Curitiba, onde serão abertas 500 vagas.
(Assessoria)