A Prefeitura de Maringá participou nesta quinta-feira, 1º, de uma blitz preventiva de trânsito na Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, na Zona 2. A ação integrada envolveu a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM). Foram apreendidas seis motocicletas em situação irregular, uma delas com R$ 37.401,34 em licenciamentos atrasados, incluindo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas e multas. Também foram realizadas 13 autuações.
“Trata-se de um trabalho permanente que fazemos, em datas e locais diferentes, com o objetivo de retirar de circulação esses veículos em situação irregular”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
De acordo com ele, é comum que veículos com alto valor de multas e licenciamentos atrasados se envolvam em acidentes de trânsito. “Como sabe que o veículo tem muitas multas e não pretende regularizar a situação, o motociclista deixa de respeitar as leis de trânsito e avança em sinal vermelho, excede o limite de velocidade, entre outros problemas. Ou seja, desrespeita a legislação e coloca a vida de outras pessoas em risco”, frisa Purpur.
LEILÃO - As motocicletas apreendidas foram levadas para o pátio da 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme a lei, o proprietário tem 90 dias para regularizar a situação e retirar o veículo. Após esse período, a moto vai para o leilão do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).
As blitze fazem parte da agenda preventiva da Semob para reduzir os riscos de acidentes e mortes, além de palestras em escolas e empresas, abordagens nas ciclovias, distribuição de material com orientações, entre outras ações
(Andye Iore/PMM)