Offline

Berço da ′Cidade Árvore do Mundo′, Viveiro de Maringá produz 20 mil mudas anualmente
Notícias de Maringá
Publicado em 16/09/2022
Maringá encanta pela beleza e cuidado com as áreas verdes. São quase 150 mil árvores que proporcionam bem-estar, beleza e sombra nas ruas, praças e parques da cidade. Uma riqueza natural cuidada e protegida pela gestão municipal, que atua diariamente para deixar a Maringá sempre bela, verde e florida. O berço da ′Cidade Árvore do Mundo′ é o Viveiro Municipal, onde o município atua no presente para cultivar o futuro.
 
É do Viveiro que vem as novas mudas de árvores plantadas na cidade e as flores que colorem os canteiros e avenidas. Anualmente, 20 mil mudas são produzidas no local, entre espécies nativas para recuperação de áreas ambientais, as recomendadas pelo Plano de Arborização e árvores em extinção. Apenas neste ano, foram mais de 2,1 mil novas árvores plantadas, número superior à quantidade de remoções. 
 
“Nosso Viveiro é o coração da cidade. Se a preservação das nossas áreas verdes é fundamental para garantir qualidade de vida, podemos dizer que o Viveiro, onde tudo começa, é o principal responsável por garantir a nossa sobrevivência. É de lá que vem todo o verde que torna nossa cidade cada vez mais comprometida com a construção de um futuro sustentável”, afirma o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas. 
 
Em busca de soluções ainda mais sustentáveis, o Viveiro Municipal também iniciou a produção de novas folhagens e plantas tropicais para colorir canteiros e praças municipais. Além de valorizar a vegetação brasileira, as plantas necessitam de menos quantidade de água e manutenção. Entre as novas folhagens e flores plantadas estão a moreia, dracena, iresine, lutiela e várias outras.
 
Para garantir um cultivo mais ecológico, o Viveiro Municipal também implantou o projeto ′Fabricando Árvores′ para produção de mudas arbóreas nativas sem utilização de agrotóxicos. Um braço do Viveiro, com mais de 15,5 mil mudas, fica localizado dentro da Colônia Penal de Maringá. A iniciativa, chamada de ′Plantando o Futuro′, envolve pessoas com restrição de liberdade que cumprem pena no local e abre novas possibilidades na vida dos apenados. 
 
“Quem cultiva e planta uma árvore atua para a construção de um futuro melhor, mais sustentável e com qualidade de vida. Os benefícios não são imediatos, mas vão impactar as gerações futuras”, afirma o secretário Paulo Gustavo Ribas. 
 
Cidade Árvore do Mundo -  Em setembro, mês em que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Maringá preparou uma série de atividades para envolver a comunidade na preservação do meio ambiente. No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, o prefeito Ulisses Maia receberá o prêmio que reconhece Maringá como ′Cidade Árvore do Mundo′, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fundação Arbor Day, em uma cerimônia no Parque do Ingá, às 9h.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!