Com o objetivo de contribuir com a geração de trabalho e renda e ampliar as opções de lazer à comunidade, a Prefeitura de Maringá inaugurou no último sábado, 10, a 39ª horta comunitária do município e um espaço de lazer, ambos no Jardim São Clemente, Zona Sul da cidade.
O prefeito Ulisses Maia participou da cerimônia de inauguração e reforçou a importância dos ambientes para a comunidade. “É uma alegria estar aqui e, juntos, entregarmos mais estas duas obras de grande relevância para a população do bairro. A horta impacta diretamente a vida das pessoas, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento da comunidade”, destacou.
Com uma distância de 350 metros um do outro, o espaço de lazer e a horta comunitária são grandes conquistas para a comunidade e para os produtores locais. A horta tem 1,5 mil m² e conta com 27 famílias cadastradas. “Este espaço é para que a comunidade possa confraternizar, reforçar as amizades e, claro, aumentar a qualidade de vida. A horta é um sonho de todos do bairro e garante que as famílias possam produzir alimentos de qualidade”, explica o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), Francisco Favoto.
A bordadeira e moradora do Jardim São Clemente, Isabela Aparecida Moura, enfatiza a importância da horta e do espaço, principalmente para as crianças. “Temos mais um espaço de lazer para a comunidade, muito bom para as crianças, principalmente, interagirem e brincarem com qualidade. Trouxe meu filho Enzo, de 5 anos, que adora futebol. Além disso, com a horta, temos hortaliças de qualidade, frescas e saudáveis, pertinho de casa”.
Lazer - O espaço de lazer, localizado na Rua Pioneiro Levy de Aguiar Tupan, 1.334, soma 7 mil m² e foi batizado de ′Área de Lazer Luiz Lopes′, em homenagem a um morador do bairro que realizou diversas ações sociais em prol da comunidade e faleceu em 2009. O espaço, que tem um parque infantil, uma academia de ginástica e um campo de futebol, terá atividades esportivas e recreativas.
As obras envolveram as secretarias municipais de Obras Públicas (Semop), Infraestrutura (Seinfra), Limpeza Urbana (Selurb), de Esportes e Lazer (Sesp) e a de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).
(Gabriela Cadamuro/PMM)