O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Alvim, visitou Maringá na última quarta-feira, 14, para conhecer os projetos tecnológicos e o ecossistema de inovação do município. Ele foi recebido pelo prefeito Ulisses Maia, secretários municipais e empresários do setor e, em seguida, visitou a sede da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) no Terminal Urbano, o Parque Tecnológico de Maringá e a Incubadora Tecnológica.
O prefeito Ulisses Maia acompanhou toda a visita do ministro. “É uma consolidação de Maringá como polo de tecnologia. O setor gera muitos empregos e é um dos maiores pagadores de impostos na cidade. Vamos ampliar esse polo com muitos projetos da Prefeitura e em parceria com o setor”, destacou o prefeito.
O ministro Paulo César Alvim disse que Maringá já é referência em tecnologia e elogiou o trabalho desenvolvido na cidade. “Estamos presentes para estreitar a parceria e vermos o que podemos fazer para complementar as ações feitas aqui na cidade”, comentou o ministro.
GERAÇÃO DE EMPREGOS - O setor de tecnologia impulsiona a economia maringaense. Atualmente, há uma média de 600 vagas de empregos disponíveis no segmento. A expectativa é que o Parque Tecnológico atraia investimentos nos setores de comércio e serviços para a cidade.
O segmento de tecnologia passou de R$ 7,3 milhões em arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS), em 2015, para R$ 33 milhões em 2021, subindo do 7º lugar para o 3º lugar, segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz).
(Andye Iore/PMM)