Maringá ficou ainda mais arborizada nesta quarta-feira, 5, com o plantio de 300 mudas de árvores na região do Jardim Pinheiros. O canteiro central da Avenida Jinroku Kubota, entre a Avenida Tuiuti e a Rua Rio Madeira, que até então tinha apenas o gramado, ganhou caliandras que vão proporcionar sombra, qualidade de vida e um espaço arborizado e agradável para a comunidade.
O prefeito Ulisses Maia participou do plantio das árvores e destacou a importância da criação do espaço para a população do bairro. “As árvores, daqui há alguns anos, vão transformar esse local para a comunidade. Além da beleza dessa riqueza natural que são as árvores, o plantio reforça o nosso compromisso com o meio ambiente e a preservação das áreas verdes”, afirmou.
Apenas neste ano, mais de 2 mil mudas de árvores foram plantadas na cidade, número superior à quantidade de remoções. O plantio realizado nesta quarta-feira é resultado da parceria da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) com a Copel. Além da produção no Viveiro Municipal, que tem capacidade para cerca de 20 mil mudas anualmente, desde o ano passado 1,2 mil foram plantadas em parceria com a Copel.
Além do plantio, a gestão municipal mantém diversas ações de cuidado com as áreas verdes. Desde 2017, um terço de toda a arborização urbana recebeu a troca ou manejo. No período, cerca de 10% de todas as árvores foram removidas, com mais de 15 mil remoções. Comprometida com o meio ambiente, a Prefeitura garantiu o plantio de novas mudas no lugar das removidas, seguindo orientações do primeiro Plano de Arborização Urbana.
No mês passado, durante a programação do ′Mês da Árvore′, Maringá recebeu oficialmente o título de ′Cidade Árvore do Mundo′, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day. O prêmio é um reconhecimento do compromisso da gestão municipal com o meio ambiente e o manejo das 150 mil árvores que encantam e proporcionam qualidade de vida aos maringaenses.
(Murillo Saldanha/PMM)