Offline
Brasileira Bárbara Galvão é ouro com conjunto em Assunção
13/10/2022 11:08 em Ginástica

O ouro no conjunto em Assunção conquistado por uma renovada equipe nesta quarta-feira, 12, comprova o grande momento da ginástica rítmica brasileira. Em setembro, com a formação principal, o Brasil alcançou a quinta colocação no Mundial da Bulgária, seu melhor resultado geral na história. O elo entre os dois grupos é a alagoana Bárbara Galvão, uma espécie de coringa da seleção, que esteve presente nas duas competições.  

“A equipe que competiu no Mundial é chamada de grupo 1, e esse time em Assunção é o nosso grupo 2, mas todas treinam juntas em Aracaju. Quanto mais atletas chegarem a esse nível, melhor serão as nossas participações”, disse Camila Ferezin, treinadora da equipe. 

“A Bárbara é a nossa curinga, ela entra em qualquer posição que a equipe precisar, sabe todos os movimentos. Por isso esteve nas duas principais competições do ano”, explicou a treinadora.

Alagoana de apenas 19 anos, Bárbara disputou o Mundial da Bulgária, mas faz em Assunção sua primeira participação em uma edição de Jogos multiesportivos junto ao Time Brasil.

“Me sinto privilegiada em participar dos dois grupos e poder passar um pouco de tudo o que a gente viveu lá no Mundial para essas meninas. O nosso time é gigante, apenas cinco entram na quadra, mas são onze ginastas treinando juntas no CT para representar o país da melhor forma possível”, disse Bárbara, que só teve uma semana de folga após o Mundial para descansar antes de voltar aos treinos para os Jogos Sul-americanos. 

“Estou adorando fazer parte do Time Brasil. É um sonho que quero viver muitas vezes. Quando voltar pra casa eu descanso”, completou a atleta.

Na fase classificatória da ginástica rítmica no conjunto dos cinco arcos, na terça-feira, as brasileiras deram show e se classificaram para a final com a melhor nota: 32,950 pontos. Nesta quarta, na apresentação mista (bola e fita), o Brasil também brilhou e marcou 32,950 pontos para chegar ao ouro na soma das duas apresentações, com 63,500. Em segundo lugar ficou a Venezuela, com 47,750, e em terceiro a Argentina, com 42,250.

Além de Bárbara Galvão, o conjunto brasileiro competiu com Gabriela Coradini, Beatriz Linhares, Vitória Borges, Julia Kurunzki e Sofia Madeira.

“Nós temos o objetivo de chegar a todos os ouros possíveis aqui em Assunção. Essas meninas trabalham muito e merecem o que estão vivendo”, disse Ferezin.

A ginástica rítmica do Brasil segue sem dar chances aos outros países chegarem ao lugar mais alto do pódio dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. Nesta quarta-feira, além do ouro no conjunto, o Time Brasil conquistou ainda ouro e bronze nas maças, com Bárbara Domingues e Geovanna Santos; e, na fita, Bárbara foi mais uma vez ouro, e Geovanna, prata.

No primeiro dia de competições de ginástica artística, o Brasil já havia conquistado quatro medalhas. Barbara Domingos e Geovanna Santos ficaram com ouro e prata na bola, respectivamente, e inverteram a dobradinha brasileira no arco. 

Com as conquistas, Bárbara Domingues, a Babi, chegou à quarta medalha nos Jogos Sul-americanos, sendo três de ouro e uma de prata. Geovanna tem uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

A competição se encerra nesta quinta, com o individual geral e finais por aparelhos no Conjunto.

(Texto: COB. Foto:  Ricardo Bufolin/CBG)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!