A quinta edição da Superliga C, primeiro degrau rumo à elite do voleibol nacional, começa nesta segunda-feira (17.10) com 50 times de 12 estados de todas as regiões do país de olho no acesso à Superliga B (serão quatro vagas para cada gênero). A promessa é de muita emoção na disputa que terá sedes no Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Amazonas.
“A Superliga C é o início da jornada das equipes que almejam um lugar na elite do voleibol nacional. A competição possui um formato democrático e aberto à participação dos clubes filiados às 27 federações estaduais sem limite de inscrição, o que resultou um alcance considerável e diversificado com 12 estados representados na edição 2022. É uma competição que tem como estratégia gerar oportunidades para novos talentos com o apoio e a sustentação de jogadores renomados que vão participar desta competição. Nossa expectativa é de acompanharmos jogos com alto nível e uma disputa equilibrada”, comentou Luiz Augusto Brum, gerente de Planejamento e Competições de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
A disputa masculina, que conta com 29 clubes neste edição, abre a temporada com as partidas nas sedes de Timbó (SC) e Brasília (DF), que começam nesta segunda-feira (17.10). Na cidade catarinense serão cinco equipes que jogarão entre si com a melhor campanha coroada com o acesso. Já no Distrito Federal serão oito equipes divididas em dois grupos com quatro integrantes cada. Os dois melhores avançam para as semifinais, e o vencedor da decisão conquista a classificação. Manaus (AM) e Teófilo Otoni (MG) também serão palcos da disputa da Superliga C entre os homens.
"A gente montou uma equipe que tem um objetivo inicial de se classificar para a Superliga B e fazer um belo campeonato. Só que a primeira etapa nesse processo é a Superliga C, uma competição que tem uma questão emocional muito forte por passar apenas um time de cada grupo. Estamos trabalhando forte para atingir esse objetivo, a confiança é grande no grupo de jogadores, investimos bastante na formação do time para voltar com tudo para a elite do voleibol brasileiro. Então a expectativa é essa, o planejamento está definido e vamos fazer o nosso melhor sempre”, contou o bicampeão olímpico Giovane Gávio, gestor do Joinville Vôlei (SC), uma das equipes que entrarão em quadra a partir desta segunda-feira na sede de Timbó.
No feminino as quatro sedes são Rio de Janeiro (RJ), Brasília, Sorocaba (SP) e Irati (PR) receberão as partidas em novembro com 21 equipes na busca pelo acesso.
SUPERLIGA C MASCULINA
Sede Timbó (SC)
De 17 a 21 de outubro
AA Metisa Timbó Vôlei (SC)
Joinville Vôlei (SC)
Sesi-SP
Fundesport/Voleisol/Araraquara (SP)
Vôlei Unifafibe/Bebedouro (SP)
Sede Brasília (DF)
De 17 a 21 de outubro
Brasília Vôlei (DF)
Kandangos Vôlei (DF)
Cidade Viva Vôlei LRV/ALV (MT)
Lona/Neurologia (GO)
Força Federal (DF)
Brasiliense Vôlei Clube (DF)
Novo Cangaço/Vôlei Ipiranga (MT)
Neurologia Ativa (GO)
Sede Teófilo Otoni (MG)
De 21 a 25 de outubro
PM Teófilo Otoni (MG)
Super Vôlei/Santo André (SP)
FAE/Osasco/Zeniv (MG)
PRO Esporte/CPV (MG)
Minas Tênis Clube (MG)
Climed Atibaia (SP)
Acesita Vôlei (MG)
PH Vôlei/Instituto João Paulo (MG)
Sede Manaus (AM)
De 04 a 08 de novembro
Manaus Vôlei (AM)
Santa Cruz Vôlei (PE)
Central Vôlei (PE)
Voleibol Alta Floresta (MT)
Nacional F.C./Brasileiro (AM)
Apade (PA)
Maximus Vôlei/UniNilton Lins (AM)
Sarça Negócios Imobiliários (MT)
SUPERLIGA C FEMININA
Sede Rio de Janeiro (RJ)
De 03 a 07 de novembro
Tijuca Zinzane (RJ)
Mackenzie (MG)
Vôlei Louveira (SP)
Instituto Sirius (SP)
São José Vôlei (SP)
Sede Sorocaba (SP)
De 05 a 09 de novembro
Sorocaba/Sesi (SP)
Vôlei Taubaté (SP)
E.C. Praia Grande (SP)
Vôlei Rio Preto SMEL/América (SP)
Realizar/FUPES/TCDS (SP)
Sede Brasília (DF)
De 07 a 11 de novembro
Prevermed Vôlei (DF)
Mais Vôlei Brasília (DF)
Brasiliense Voleibol Clube (DF)
Santa Cruz Vôlei Clube (PE)
Coopergás/UniNassau (PE)
Sede Irati (PR)
De 09 a 13 de novembro
AVI Irati (PR)
ACV/Unoesc/Chapecó (SC)
Itajaí Vôlei (SC)
Londrina Vôlei (PR)
PM Foz do Iguaçu (PR)
AIL/São José dos Pinhais (PR)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro
(Fonte: CBV)