Com o aplicativo Petis, ferramenta inovadora implantada pela gestão municipal para agilizar os pedidos de castrações e facilitar a adoção de animais, a comunidade também pode gerar o Registro Eletrônico Geral do Animal (e-RGA). O documento de identificação dos pets foi modernizado pela Prefeitura de Maringá e ganhou uma nova identidade visual. Além de auxiliar na identificação dos animais, o instrumento é fundamental para solicitação de alguns serviços.
O e-RGA reúne dados do pet como nome, espécie, raça, porte, sexo, cor, data de nascimento, nome do tutor e informa se o animal é castrado ou não. Para gerar o documento, o tutor precisa baixar o aplicativo disponível para Android e iOS e realizar o cadastro como responsável e depois cadastrar o animal. Em seguida, o número de registro será gerado automaticamente e o pet será cadastrado no banco de dados do município. O tutor poderá utilizar a versão digital do documento ou imprimir.
O secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo, explica que o documento é necessário para solicitação da castração pela ferramenta ou para que o tutor consiga colocar o animal para doação nas feirinhas online do Petis. “Além de ser um instrumento importante de identificação para acesso aos serviços, essas informações auxiliam o município na elaboração do censo populacional de cães. Os dados são fundamentais para o planejamento estratégico de projetos voltados aos pets”, afirma.
Para o secretário, o aplicativo é importante para facilitar o acesso da comunidade aos serviços. Desde o lançamento do Petis, em 2019, o número de castrações realizadas pela Prefeitura de Maringá aumentou. Antes da chegada da ferramenta, foram realizadas 8.721 castrações desde 2017. Com o app, desde maio de 2019 já foram 20.019. No total, são mais 28.740 procedimentos gratuitos realizados pelo município.
Neste ano, a plataforma também ganhou a opção de feira de adoção online, para os usuários colocarem animais para doação ou ainda solicitar a adoção de um pet. O aplicativo Petis está disponível para download para Android e iOS.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)