A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) terminou no dia 30 de setembro, mas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá seguem com a imunização nas idades recomendadas, de acordo com o esquema vacinal.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a vacinação é a única forma de prevenir a paralisia infantil. O imunizante é aplicado, na forma injetável, aos 2, 4 e 6 meses de vida da criança. Entre 1 e 5 anos, é necessário receber duas doses de reforço, que são as gotinhas.
“As crianças podem e devem ser imunizadas contra paralisia infantil, em qualquer UBS da cidade, durante todo o ano. A doença foi erradicada no Brasil em 1994 e nós não queremos mais poliomielite no nosso país, por isso, é importante proteger as nossas crianças e vaciná-las, nas idades recomendadas”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Covid-19 - Em Maringá, a vacinação contra Covid-19 também continua para as crianças acima de três anos. “É imprescindível que os pais vacinem seus filhos contra Covid-19. Eles também correm riscos e as vacinas estão disponíveis, de forma gratuita, para prevenir qualquer mal”, frisa o secretário de Saúde.
Para receber qualquer um dos imunizantes, os pais ou responsáveis devem levar a criança em uma das UBSs, portando documento de identidade e carteira de vacinação da criança.
(Gabriela Cadamuro/PMM)