Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, e com a finalidade de conscientizar sobre a prevenção e a importância de realizar o diagnóstico antecipado do HIV, a equipe do Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (AMB/UEM) vai distribuir, gratuitamente, autoteste de HIV e preservativos (femininos e masculinos). A ação será nesta quinta-feira, às 11h, no Bloco 6 do câmpus-sede da UEM.
O evento, que é destinado à comunidade universitária, contará com a presença do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes.
De acordo com o coordenador do ambulatório da UEM, Sérgio Ricardo Silva, os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o que inclui HIV e sífilis, vêm aumentando, principalmente na Zona 7, região onde está instalada a UEM – daí a importância de ações preventivas. A afirmação é feita com base nos dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), setor da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelas ações de promoção, prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis.
De acordo Silva, serão dispostos os testes para HIV em locais de fácil acesso no bloco, assim as pessoas não precisam ser identificadas. Segundo o coordenador, o autoteste é muito prático e fácil de fazer. “Basta acionar o QR Code estampado na caixa para obter as explicações necessárias e seguir o protocolo.
Caso o teste dê positivo, a orientação é buscar o atendimento no CTA, localizado na Rua Tabaetê, esquina com a Rua Assunção, ou ligar para 3293-8330.
Para entrar em contato com o Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM o fone é (44) 3011-4266.
(Fonte: AEN)